FMS alerta sobre vacinação de meninos e meninas de 9 a 14 anos contra HPV

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil e age estimulando a produção de anticorpos.

FMS alerta sobre vacinação de meninos e meninas de 9 a 14 anos contra HPV | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecida gratuitamente, pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Essa vacina tem como função prevenir doenças causadas pelo vírus HPV, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, cabeça e pescoço.

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil e age estimulando a produção de anticorpos necessários para combater o vírus. O HPV é a mais frequente infecção sexualmente transmissível na mulher e no homem.

FMS alerta para necessidade de vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos contra HPV (Foto: Divulgação)A infectologista e gestora da Gerência da Divisão em Saúde da FMS, Amparo Salmito, alerta para a necessidade de vacinar as pessoas do público alvo. “Recomendo a vacinação contra o HPV, pois quando a pessoa adquire o vírus é difícil se livrar dele e a vacinação protege e está disponível pelo SUS”, orienta.

A assessora técnica da Diretoria de Atenção Básica da FMS, Ayla Maria Calixto de Carvalho, destaca as dificuldades encontradas para a vacinação desse público. “A vacina foi vinculada à erradicação do câncer de colo do útero e por isso no início era destinado as meninas e depois expandida para os meninos. Por ser um público adolescente a imunização depende de negociação com o adolescente, explica Ayla. Teve também a questão cultural porque os pais precisam conversar com os filhos e por ser essa vacina pensada para ser aplicada antes do início da atividade sexual os pais têm dificuldade de falar sobre esse tema”, diz.

A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES