FMS apresenta projeto piloto de controle da Dengue para SDUs

FMS apresenta projeto piloto de controle da Dengue para SDUs

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manh? desta sexta-feira (05), o Centro de Informa?es Estrat?gicas de Vigil?ncia em Sa?de coordenou a apresenta??o do Projeto Piloto sobre a Preven??o e Controle Integrado de Epidemia de Dengue no Munic?pio de Teresina. O projeto foi elaborado nos ?ltimos tr?s meses pelos t?cnicos das ger?ncias de Epidemiologia e Centro de Controle de Zoonoses sob a consultoria do Dr. Alm?rio Gomes, especialista em Dengue do Minist?rio da Sa?de.

O ?ltimo registro de ?bito por Dengue em Teresina ? de julho. ?Estamos sem registros de casos com manifesta?es hemorr?gicas; em n?veis end?micos, ? considerado um quadro normal?, explica M?rcio Mascarenhas, epidemiologista da Funda??o Municipal de Sa?de.

O presidente da Funda??o Municipal de Sa?de, Jo?o Orlando Ribeiro Gon?alves, convidou os superintendentes de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos H?dricos para apresentar o projeto piloto e ouvir as sugest?es para a implementa??o imediata. O superintende Marcos Elvas, da SDU Sul, destacou a import?ncia de colocar em execu??o imediatamente as a?es propostas pela Funda??o. ?Entendemos que a hora de arrega?ar as mangas ? agora, antes das chuvas?, frisou.

Jo?o P?dua, da SDU Sudeste, afirmou que o projeto piloto precisa do apoio da popula??o para auxiliar no trabalho de eliminar os criadouros dos mosquitos. ?Precisamos antecipar os trabalhos para n?o sermos pegos de surpresa como no ano passado?, disse.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Romualdo Esp?ndola, disse que dentre as sugest?es listadas no projeto que necessitam da participa??o direta das SDUs e SEMAM est?o o arrast?o de limpeza geral em toda a cidade e coleta seletiva nos bairros que forem apontados pelo projeto piloto com ?ndices altos de infesta??o do mosquito. ?Mas a educa??o ambiental tem que acontecer; as pessoas precisam aprender a tratar o lixo, para manter suas casas e quintais permanentemente limpos e livres de criadouros do mosquito?, afirmou o gerente.

Na reuni?o, ficou acertado que os mutir?es iniciar?o a partir de novembro e em janeiro ser? iniciado o trabalho pr?tico do Projeto Piloto. Para programar a execu??o do projeto, Alm?rio Gomes chegar? ? Teresina no pr?ximo dia 15, quando se re?ne com os t?cnicos da Epidemiologia e do Zoonoses para tra?ar as estrat?gias de implementa??o. ?Ele vai nos orientar sobre toda a operacionaliza??o do projeto piloto, inclusive com instru?es para a armadilha que captura o mosquito adulto, que vai incrementar os estudos sobre a quantidade de mosquitos em cada regi?o da cidade?, concluiu M?rcio Mascarenhas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES