FMS capacita profissionais de saúde para o manejo do novo coronavírus

A transmissão do vírus ocorre por contato com a saliva de quem está doente, por meio de espirro, tosse, catarro ou ao tocar um objeto contaminado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O surgimento de uma epidemia por um novo tipo de coronavírus – o 2019 nCoV – tem alertado autoridades de saúde em todo o mundo. Por se tratar de um vírus com grande capacidade de disseminação, são altas as chances deste mal chegar ao Brasil, que já conta com 9 casos suspeitos. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está preparada para a possibilidade, reunindo e capacitando seus profissionais para o manejo da doença.

Nesta sexta-feira (31), a partir das 9h30, no auditório da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) da FMS, acontece uma reunião com os profissionais da rede hospitalar e SAMU de Teresina para tratar do assunto. “Desde o início da semana estamos nos reunindo com órgãos estaduais e Infraero, para debater o plano de enfrentamento caso surjam casos suspeitos em Teresina”, informa Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS. “Na reunião de amanhã estaremos passando orientações e organizando os treinamentos que serão ministrados a partir da próxima semana”, diz a gerente.

Meio Norte

Amparo Salmito alerta para o perigo do novo coronavírus, que está se espalhando muito rapidamente e pode vir a se tornar uma pandemia. Somente na China, país onde os primeiros casos foram detectados, já foram notificados 7.736 casos suspeitos e 170 mortes, além de 75 casos suspeitos em 18 países. “Todas as suspeitas são de pessoas que estiveram na China ou entraram em contato com quem esteve. Hoje em dia a população trafega muito pelo mundo e com o grande fluxo de turistas que visitam o Brasil durante o Carnaval, precisamos nos preparar”, explica a gerente.

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos há 60 anos. Causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

A transmissão do vírus ocorre por contato com a saliva de quem está doente, por meio de espirro, tosse, catarro ou ao tocar um objeto contaminado. Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para prevenir, atitudes simples no dia a dia são importantes. Lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, ficar em casa se estiver doente, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel quando tossir ou espirrar, limpar e desinfetar os objetos que são muito usados.

Caso apresente os sintomas dentro de um período de até 14 dias após viagem para alguma cidade na China, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES