FMS dá continuidade à vacinação de doentes crônicos na segunda (11)

A segunda etapa da Campanha de vacinação contra a gripe será voltada aos doentes crônicos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, nesta segunda-feira (11), será dada continuidade à segunda etapa da Campanha de vacinação contra a gripe, voltada aos doentes crônicos. Com isso, a terceira etapa, prevista pelo Ministério da Saúde para se iniciar nesta data, será adiada até que seja alcançada a meta estipulada para os pacientes crônicos.

A medida foi tomada para evitar aglomerações nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas para a campanha, como explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS. “Devido às suspensões em função dos atrasos na entrega das doses pelo Ministério da Saúde, vamos dar mais tempo para a imunização de todos os pacientes crônicos, que poderão se dirigir às salas de vacina com segurança”, explica ele.

O diretor informa ainda que a terceira fase, que engloba crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e mães no pós-parto, além de pessoas com deficiência, será iniciada assim que a FMS avaliar que há uma margem segura para a continuidade do calendário, em data que será amplamente divulgada. “Entendemos a importância da vacinação contra a gripe, mas compreendemos também que ela deve ser feita de forma a não gerar aglomerações, que poderiam favorecer a transmissão da Covid-19 e outras doenças”, justifica Kledson Batista.

A vacina não protege a pessoa contra o novo coronavírus e sim contra a Influenza, doença respiratória infecciosa cuja origem é viral. A transmissão direta de pessoa a pessoa é a mais comum e ocorre por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus, ao falar, espirrar ou tossir. Há evidência de transmissão também pelo modo indireto, por meio de contato com a secreção de doentes.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

CONFIRA LISTA DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) QUE POSSUEM VACINA CONTRA GRIPE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES