FMS de Teresina recebe doação de 40 capacetes Elmo

A solenidade de entrega ocorreu no prédio da Vigilância Sanitária (GEVISA) e contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal da Saúde e lideranças do Rotary distrital

Capacetes | Raisa Morais JMN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (17) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina recebeu a doação de 40 capacetes Elmo, equipamento que tem auxiliado na recuperação de pacientes com a Covid-19. A doação foi realizada pela Rotary do distrito 4490, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

A solenidade de entrega ocorreu no prédio da Vigilância Sanitária (GEVISA) e contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal da Saúde e lideranças do Rotary.

Solenidade de entrega de capacetes Elmo na sede da DIVISA (Foto: Raíssa Morais)

Os capacetes respiradores são uma interface de ventilação mecânica não invasiva (VNI). A  estrutura do equipamento permite a formação de um ambiente com pressão positiva e enriquecido com oxigênio, podendo evitar a necessidade de intubação. Em Teresina, o hospital do bairro Monte Castelo, zona Sul, já utiliza o item de terapia respiratória não invasiva.

“Um equipamento bom, de segurança e que mostra que a sociedade quer ajudar. Muito bem-vinda essa ação da entidade Rotary Club”, destacou o prefeito da capital piauiense, Dr. Pessoa.

Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Teresina, relatou que a iniciativa evidencia o comprometimento social e é fundamental para reforçar o apoio à rede de saúde capital, que apresenta uma perspectiva de aumento de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) para tratamento da Covid-19.

Membros da Rotary apresentam equipamentos à FMS de Teresina (Foto: Raíssa Morais)

 “Essa doação é de suma importância principalmente no período da pandemia e com aqueles pacientes que têm uma gravidade maior. Isso vem para enaltecer a participação do Rotary nesses cuidados. Nós [Teresina] estamos com taxa de contaminação e leitos clínicos em queda, mas a ocupação de leitos de UTI ainda está estável e numa perspectiva de aumento”, comunicou.

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (17) (Foto: Raíssa Morais)

Renê Ribeiro da Cruz, governador do Distrito 4490 Rotary, explicou que foram arrecadados 150 capacetes. O material foi dividido entre os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. “São capacetes que podem evitar a intubação. Com o projeto Salvando Vidas, além dos capacetes, nós também doamos kits de proteção às comunidades mais vulneráveis”, acrescentou.

Rotary 

O Rotary é uma organização internacional formada por mais de 1 milhão e 200 mil pessoas em 220 países. Os rotarianos prestam serviços humanitários e ajudam a promover a boa vontade e paz mundial. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES