mais

FMS de Teresina recebe doação de 40 capacetes Elmo

A solenidade de entrega ocorreu no prédio da Vigilância Sanitária (GEVISA) e contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal da Saúde e lideranças do Rotary distrital

Na manhã desta quinta-feira (17) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina recebeu a doação de 40 capacetes Elmo, equipamento que tem auxiliado na recuperação de pacientes com a Covid-19. A doação foi realizada pela Rotary do distrito 4490, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

A solenidade de entrega ocorreu no prédio da Vigilância Sanitária (GEVISA) e contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal da Saúde e lideranças do Rotary.

Solenidade de entrega de capacetes Elmo na sede da DIVISA (Foto: Raíssa Morais)Solenidade de entrega de capacetes Elmo na sede da DIVISA (Foto: Raíssa Morais)

Os capacetes respiradores são uma interface de ventilação mecânica não invasiva (VNI). A  estrutura do equipamento permite a formação de um ambiente com pressão positiva e enriquecido com oxigênio, podendo evitar a necessidade de intubação. Em Teresina, o hospital do bairro Monte Castelo, zona Sul, já utiliza o item de terapia respiratória não invasiva.

“Um equipamento bom, de segurança e que mostra que a sociedade quer ajudar. Muito bem-vinda essa ação da entidade Rotary Club”, destacou o prefeito da capital piauiense, Dr. Pessoa.

Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Teresina, relatou que a iniciativa evidencia o comprometimento social e é fundamental para reforçar o apoio à rede de saúde capital, que apresenta uma perspectiva de aumento de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) para tratamento da Covid-19.

Membros da Rotary apresentam equipamentos à FMS de Teresina (Foto: Raíssa Morais)Membros da Rotary apresentam equipamentos à FMS de Teresina (Foto: Raíssa Morais)

 “Essa doação é de suma importância principalmente no período da pandemia e com aqueles pacientes que têm uma gravidade maior. Isso vem para enaltecer a participação do Rotary nesses cuidados. Nós [Teresina] estamos com taxa de contaminação e leitos clínicos em queda, mas a ocupação de leitos de UTI ainda está estável e numa perspectiva de aumento”, comunicou.

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (17) (Foto: Raíssa Morais)Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (17) (Foto: Raíssa Morais)

Renê Ribeiro da Cruz, governador do Distrito 4490 Rotary, explicou que foram arrecadados 150 capacetes. O material foi dividido entre os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. “São capacetes que podem evitar a intubação. Com o projeto Salvando Vidas, além dos capacetes, nós também doamos kits de proteção às comunidades mais vulneráveis”, acrescentou.

Rotary 

O Rotary é uma organização internacional formada por mais de 1 milhão e 200 mil pessoas em 220 países. Os rotarianos prestam serviços humanitários e ajudam a promover a boa vontade e paz mundial. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail