FMS disponibiliza consultas especializadas e internação em saúde mental

Sem necessidade de agendamento, os atendimentos de saúde mental são realizados em 7 Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) nos bairros com funcionamento manhã e tarde.

ety | ety
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza atendimento de serviços de saúde mental com consultas especializadas em Psiquiatria, Psicologia e com leitos de internação no Hospital do bairro Primavera. As consultas agendadas por meio da regulação do SUS são nos ambulatórios dos Hospitais dos bairros Dirceu, Primavera, Satélite, Promorar, no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e para as crianças no Hospital Municipal da Criança (Parque Piauí). 

Sem necessidade de agendamento, os atendimentos de saúde mental são realizados em 7 Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) nos bairros com funcionamento manhã e tarde. O CAPS Álcool e outras Drogas funciona no bairro Macaúba (zona Sul); CAPS Infantil, no Morada do Sol (zona Leste); CAPS II no bairro Pio XII (zona Sul); CAPS II Leste, bairro Horto Florestal; CAPS Tipo II no bairro Renascença (zona Sudeste); CAPS Centro Norte no bairro São Joaquim e CAPS Tipo III, atendimento 24h, bairro Três Andares (zona Sul). O atendimento também é realizado sem agendamento manhã e tarde no Provida, ambulatório para atendimento para quem está com ideação suicida, localizada na rua Desembargador Freitas, 1599, Centro/Sul.

No Provida se houver necessidade é feito o encaminhamento para o paciente ter continuidade no atendimento com consulta especializada em consultório com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente esteja em crise, o Provida providencia internação para tratamento. 

FMS disponibiliza consultas especializadas e internação em saúde mental  (Foto: FMS)

No CAPS é realizado atendimento e triagem e se o paciente necessitar terá outros atendimentos no mesmo CAPS e se não for perfil de atendimento no CAPS terá agendamento para consulta. Caso o paciente procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico dá encaminhamento para agendamento de consulta especializada.

A Gerência de Saúde Mental da FMS informa que foram 2.330 atendimentos em Psiquiatria e Psicologia de janeiro a abril nos 4 primeiros meses do ano. A gerente Laryssa Carvalho explica sobre esses serviços. “Nesse mês de setembro quando estamos trabalhando a Campanha de Saúde Mental de Setembro a Setembro Sua Vida Importa estamos informando sobre todos os serviços disponibilizados e pedimos que as pessoas que tenham algum sofrimento mental procure a nossa rede de atendimento”, orienta.

Outro serviço oferecido pela FMS é a Residência Terapêutica que acolhe pacientes que receberam tratamento hospitalar e por não terem suporte familiar são encaminhadas para essa residência. Segundo o coordenador, Helielson Fábio da Silva Fonseca, é uma moradia inserida na comunidade onde os pacientes são encaminhados para viverem em uma moradia. “É destinada a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares que viabilizem sua inserção social”, explica.

FMS disponibiliza consultas especializadas e internação em saúde mental  (Foto: FMS)

Na Residência Terapêutica trabalham o coordenador geral, um profissional de enfermagem, um cuidador, um técnico de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais. “O atendimento de suporte é feito nos CAPS e nos ambulatórios com medicação e atividades de rotina nos cuidados com a casa. Antes da pandemia, alguns pacientes iam à escola, frequentavam academias de ginástica e saiam para realizar outras atividades”, explica o coordenador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES