FMS elabora protocolo para agilizar atendimento de pacientes com câncer

A presidente da FMS, Clara Leal, diz que a criação desse protocolo pela FMS é de suma importância.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) apresentou o 1º Protocolo de Encaminhamento para primeira vez do atendimento em oncologia pelo SUS aos gestores municipais, estaduais e federais envolvidos no atendimento nos 224 municípios do Piauí. Participaram da reunião a presidente da FMS, Clara Leal, diretores da FMS, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS), Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), Hospital Universitário (HU/UFPI) e Hospital São Marcos.

O diretor de regulação da FMS, Maycon Moreira, explica que as fases para a operacionalização do protocolo estão sendo realizadas. “Os médicos da atenção básica e de especialidades da FMS já participaram de treinamento para o preenchimento desse protocolo quando o paciente for diagnosticado com câncer. A outra etapa é apresentar na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)”, diz.

FMS elabora protocolo para agilizar atendimento de pacientes com câncer

A oncologista clínica da FMS, Sávia Normando, destacou aspectos relacionados ao novo protocolo e fluxos de encaminhamento do paciente oncológico no SUS. “Aqueles pacientes que precisam de diagnóstico e tratamento devem ter agilidade e dessa forma foi desenvolvido na FMS esse protocolo que busca priorizar o atendimento e direcioná-los para as instituições especializadas. Sabemos que cerca de 90% da população do Piauí utiliza serviços do SUS e que a principal causa de morte relacionada a qualquer patologia dentro da saúde pública relaciona-se ao câncer”, explica.

A presidente da FMS, Clara Leal, diz que a criação desse protocolo pela FMS é de suma importância. “ Vai agilizar o atendimento dos pacientes oncológicos e o início imediato do tratamento pode salvar vidas”, fala.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES