FMS esclarece quem deve tomar a vacina contra o sarampo em Teresina

A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade.

| Reprodução/FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) Teresina comunica a população que a vacina contra o sarampo, que também protege contra a rubéola e a caxumba, é feita da seguinte maneira: as crianças de 6 meses a menor de 1 ano devem fazer uma dose da vacina e com 15 meses precisa ser feira a segunda dose. As pessoas com até 29 anos, que não tomaram duas doses de vacina contra o sarampo precisam completar essas duas doses. O intervalo entre uma dose e outra é de um mês para os adultos. 

Dos 30 aos 49 anos há a necessidade de apenas uma dose. Os maiores de 50 anos não precisam tomar a vacina, pois já tiveram sarampo ou já tiveram contato com alguém com sarampo. 

“Eu gostaria de explicar que você que tem contato com o vírus ou com a bactéria  existem dois caminhos: ter apenas a infecção ou desenvolver a doença provocada por aquele vírus ou por aquela bactéria. Por exemplo, a grande maioria das pessoas no Brasil já estão infectadas com o bacilo da tuberculose, porém não tem a doença. Quem tem a doença é um número muito menor de pessoas, que devido a seu estado imunológico esse bacilo se desenvolveu, aumentou sua população e então causou a doença”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. 

Para as pessoas que não têm certeza se já receberam a segunda dose da vacina contra o sarampo recomenda-se tomar mais uma dose no posto de saúde. Não existe problema em tomar mais de duas doses.

A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a gripe, porque a vacina é feita com vírus vivo e atenuado, o que pode causar alguns efeitos colaterais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES