FMS inicia programa para atender pessoas que aguardam em filas do SUS

A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que fará mutirões de consultas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase 300 pessoas que aguardavam em fila de espera eletrônica foram atendidas hoje (24) por médicos neurologistas e neuropediatras, no Centro de Saúde Lineu Araújo. A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que fará mutirões de consultas e exames até o final do ano e que visa agilizar o atendimento nas áreas que apresentam demanda grande e crescente.

O programa “Teresina The Atende” acontecerá todos os sábados na cidade e irá atender a população que aguarda em fila eletrônica por consulta e exame nas áreas de neurologia, oftalmologia, cardiologia e ortopedia. “É importante explicar que as pessoas que serão atendidas nestes mutirões serão chamadas por telefone ou pessoalmente. Tem uma equipe da FMS que está responsável por fazer esses telefonemas”, explica o prefeito de Teresina Firmino Filho.

Firmino Filho ressaltou que a Prefeitura faz alto investimento na área da saúde. “Teresina expandiu a sua rede de assistência em saúde, mas esse movimento não aconteceu nos outros municípios do interior. Essa demanda de atendimento, então, recai sobre a cidade. É um problema grave a existência de filas para consultas em algumas especialidades médicas, mas estamos empenhados em buscar solução e uma das nossas estratégias é realizar os mutirões de consulta”.

De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, a Fundação tem desenvolvido outras estratégias para atender cada vez mais e melhor a população. “Com o programa Teresina The Atende, queremos gerar impacto positivo na rede de saúde. Além disso, faremos um chamamento público com a finalidade de aumentar a base de prestadores de serviços especializados e, assim, ampliar a oferta de vagas em especialidades com grande demanda”.

Uma das pessoas que recebeu atendimento através do programa Teresina The Atende foi a servidora pública Socorro Almeida. Ela conta que o seu pai ficou com sequelas após ter tido AVC isquêmico e que estava aguardando em fila eletrônica por médico neurologista. “Esse mutirão foi uma benção porque as pessoas passam muito tempo em fila de espera. A FMS está de parabéns por essa ação”.

A gerente de regulação da FMS, Sheylla Maranhão, explicou que Teresina possui poucos profissionais neurologistas no mercado para atender um público crescente, o que gera demanda reprimida. “Com o aumento da expectativa de vida, por exemplo, há o aparecimento de doenças crônico-degenerativas; as pessoas com sequelas por acidentes de trânsito e aquelas com enxaqueca também fazem aumentar a necessidade por esse atendimento especializado”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES