FMS já visitou mais de 200 mil imóveis para controle da Dengue

Em 2022, a FMS confirmou 387 casos de dengue e dois óbitos ocasionados pela doença

FMS já visitou mais de 200 mil imóveis para controle da Dengue | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período chuvoso requer atenção especial em relação ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, por ser uma época propícia para a sua reprodução. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um alerta para a manutenção dos cuidados no dia-a-dia da população. Somente em 2022, 228.982 imóveis foram visitados pelas equipes da gerência de Zoonoses.

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, fala que o trabalho das equipes estão sendo intensificados e recomenda que os cuidados para evitar o mosquito, sejam integrados à rotina da população, em especial aqueles relacionados ao descarte de lixo, que deve ser feito em parceria com o serviço público. “Ainda vemos pessoas fazendo o descarte inadequado do lixo em terrenos baldios e praças. No momento do período chuvoso, esse material acaba se tornando um criadouro”, alerta o gerente. “A responsabilidade de mantermos esses ambientes, sejam públicos ou privados, livre de criadouros, é de todos nós enquanto cidadãos”.

FMS já visitou mais de 200 mil imóveis para controle da Dengue - Foto: Reprodução

Em 2022, a FMS confirmou 387 casos de dengue e dois óbitos ocasionados pela doença. A FMS alerta para pontos como calhas e marquises, que estão sujeitos ao acúmulo de água das chuvas. “As pessoas tendem a só observar esses locais quando notam a presença do mosquito ou alguém adoece, então é importante que o morador em ambiente residencial ou os trabalhadores em ambientes de trabalho estejam atentos com o objetivo de manter esses locais livres de criadouros”, orienta Paulo Marques.

A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES