FMS presta serviços de assistência em saúde aos Venezuelanos em Teresina

Ao todo 268 Venezuelanos estão recebendo assistência de saúde através das UBS Estaca Zero, Poty Velho, Bela Vista e Memorare.

FMS presta serviços de assistência em saúde aos Venezuelanos em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferece acompanhamento e atendimentos de saúde aos 268 venezuelanos que vivem nos quatros abrigos em Teresina (Piratinga, Emater, Casa de Concórdia e Casa de Passagem) sob a responsabilidade da Prefeitura de Teresina. Os serviços são prestados pelas equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde. 

Os profissionais de saúde da FMS realizam visitas aos abrigos, fazem encaminhamentos e acompanhamentos dos Venezuelanos nas Unidades Básicas de Saúde e Atenção Secundária para consultas e exames, palestras educativas com temas relacionados ao aleitamento materno, imunização, higiene ambiental e pessoal, saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança e saúde do idoso.

FMS presta serviços de assistência em saúde aos Venezuelanos em Teresina (Foto: Reprodução / Ascom)Os atendimentos realizados são de consultas médica e de enfermagem, avaliação do estado nutricional, consultas de puericultura (pós-parto), acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 12 anos, atualização do calendário vacinal e campanhas (Covid 19, gripe, vitamina A, pólio), além do fornecimento e administração de antiparasitários sob orientação dos médicos das UBS.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que todos os atendimentos são para garantir que os venezuelanos tenham saúde. “Todos os serviços são prestados da mesma forma que é feito a qualquer cidadão teresinense, mas sabemos que eles têm cultura diferente da nossa e demonstram algumas resistências a uso de medicamentos e realização de exames, mas garantimos o acesso aos serviços indo aos abrigos para que eles sejam bem atendidos”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES