FMS realiza testagem para hepatites virais no Lineu Araújo nesta sexta (30)

Quando os sintomas da hepatite aparecem são na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras

FMS realiza testagem para hepatites virais no Lineu Araújo nesta sexta (30) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (30) a testagem de pacientes para identificação de hepatites virais. Essa ação faz parte da campanha “Julho Amarelo” que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essa testagem é disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que também tem as vacinas para a população. O Cisla é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, destaca que é importante fazer a testagem porque a doença é silenciosa, demora anos para aparecerem os sintomas e acomete o fígado. “As hepatites são inflamações no fígado e tem como causa principal as infecções virais. As do tipo B e C são muito perigosas porque podem permanecer por longos anos sem sintomas e evoluir para complicações como cirrose, câncer de fígado e até provocar a morte. A hepatite B pode ser adquirida por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue. A transmissão pelo sangue é mais frequente nos materiais perfuro-cortantes não esterilizados”, explica o infectologista.

O Cisla é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) - Foto: Ascom

Quando os sintomas da hepatite aparecem são na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Os locais onde aconteceram a campanha “Julho Amarelo” de testagem das hepatites B e C foram os seguintes: 22/07 – Lineu Araújo, 26/07 – HGV, 28 e 29/07 – HU e 30/07 – Lineu Araújo.

Tipos de hepatite

Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É a principal causa de transplantes de fígado e pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES