FMS usará rede social para aprimorar controle da dengue em Teresina

Um dos contratos diz respeito ao enfrentamento ao mosquito

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso das redes sociais está cada vez mais presente em nossas vidas e pode ser empregado para melhorar a vida em comunidade. Pensando nisso, o prefeito Firmino Filho assina nesta quarta-feira (03), ao meio-dia, dois contratos com a plataforma Colab, rede social de colaboração e cidadania, para aprimoramento do serviço na capital. A solenidade acontece no salão nobre da Prefeitura.

Um dos contratos diz respeito ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que tem sido intensificado desde o ano passado. Por meio dele, os consultores do Colab serão contratados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para prestar serviço de consultoria especial, por três meses, relacionado com a inteligência para o combate ao vetor.  

“Com esta consultoria, o trabalho da FMS será aprimorado e poderá dar respostas ainda mais ágeis e efetivas aos usuários da plataforma”, diz o presidente Francisco Pádua. Por meio da criação da categoria “Foco da dengue”, Teresina tem realizado o monitoramento de potenciais criadouros através das denúncias recebidas pela rede social. O trabalho permitiu um mapeamento que embasou a atuação do grupo de 160 militares que está colaborando com os agentes de endemias na capital, e foi destaque na edição de fevereiro da revista Exame.

Dessa forma, será feito o cadastramento, treinamento de equipes de comunicação e agentes de saúde, comunicação à população, relatórios de inteligência específicos diários e outros recursos. O segundo contrato trata do uso de novos recursos do Colab. A partir de agora, com os novos recursos, será permitido o uso de um ambiente de comunicação interna para atribuição de problemas para os operadores; painel de monitoramento; consultoria para gestão colaborativa; integração; análise de dados; indicadores de desempenho; acompanhamento de resultado, entre outros.

O aplicativo Colab, que está disponível para Android e iOS, nasceu como uma rede social onde a comunidade pode apontar a existência de problemas estruturais em um local. Por meio de um contrato de cooperação não remunerado, a Prefeitura de Teresina adotou a plataforma como canal de relacionamento oficial com a população no ambiente digital no ano passado.

No Monitor Colab.re, a Ouvidoria da Prefeitura de Teresina tem acesso a uma lista de fiscalizações e propostas dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES