FMS vacina cães e gatos neste sábado com drive thru na ponte Estaiada

Além do drive thru funcionarão postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros das zonas Norte e Leste de Teresina

FMS vai vacinar cães e gatos neste sábado com drive thru na ponte Estaiada | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (26) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu às 9h a vacinação de cães e gatos contra a raiva, com drive thru embaixo da ponte Estaiada. Essa é a terceira fase da vacinação e contempla as zonas Norte e Leste da capital. A próxima etapa será dia 3 de dezembro e vai atender as zonas Sul e Sudeste.

Além do drive thru funcionarão postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros das zonas Norte e Leste de Teresina. Todos os locais estarão funcionando das 8h às 17h. Para auxiliar os tutores a buscar o posto mais próximo de suas casas, a Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou um site para consulta de todas as localizações.

FMS vai vacinar cães e gatos neste sábado com drive thru na ponte Estaiada - Foto: Ascom

O endereço do site é https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Ao entrar no link, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos de vacinação, além de informações como endereço e um link para acesso pelo google maps.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, solicita que os tutores de animais compareçam aos postos. “Essa vacina é importante para a saúde dos animais porque a raiva é uma doença sem cura e pode ser transmitida para o ser humano. Só o animal vacinado é a garantia de não ser contaminado”, alerta.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Marques, diz que a vacinação é gratuita e anual para cães e gatos. “É eficaz na prevenção da raiva nesses animais e estando vacinados previne também a transmissão da raiva dos humanos”, diz.

Nas duas primeiras etapas da campanha na zona rural foram vacinados 23.543 animais nos últimos dias 05 e 12 de novembro.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES