Fogueira que feriu prefeito e mais quatro tinha 3 litros de gasolina

Prefeito e primeira-dama seguem internados e vão prestar depoimento à polícia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O homem responsável por montar a fogueira que explodiu durante uma festa junina em Osasco, na Grande São Paulo, ferindo o prefeito e a primeira-dama, afirmou que usou três litros de gasolina pra acender a estrutura. Carlos Humberto de Aquino, de 57 anos, conhecido como Pé do Fogueirão, disse à CBN que espalhou o combustível em oito pontos da fogueira, cerca de quatro minutos antes de o prefeito Rogério Lins acendê-la. O prefeito segurava uma tocha quando a fogueira explodiu, ferindo outras quatro pessoas, entre elas Carlos Humberto, que teve queimaduras de primeiro grau.

Ele ainda contou à CBN que é responsável pela fogueira do evento há 15 anos, e faz a montagem por iniciativa própria. Carlos Humberto disse ainda que não houve mudanças no procedimento ou nos materiais usados, que são comprados por ele ou doados por vizinhos.

LEIA MAIS: Assista ao momento em que fogueira explode e fere prefeito e mais 4 

'Todo material é o mesmo que usei em todas as administrações de Osasco. Todo ano é o mesmo procedimento. Espalho três litros de gasolina em oito pontos da fogueira. Espero três, quatro minutos pra acendê-la. Mesmo procedimento que usei ano passado, a tocha, foi esse ano. Pavio não se usa mais, por isso adotei a tocha.'

O comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Marcos Palumbo, afirma que o uso de gasolina pra acender fogueiras é arriscado. Ele explicou que os gases do combustível se misturam com os da atmosfera muito rapidamente, provocando um potencial explosivo muito alto.

'Quanto maior for o tempo... três minutos com gasolina sendo colocada em qualquer lugar cria atmosfera explosiva muito grande. A gente não recomenda esse tipo de procedimento porque há possibilidade até de atingir pessoas que não estejam nem próximos da fogueira.'

Uma suspeita levantada é que, esse ano, a fogueira tenha sido montada um dia antes da festa e permanecido por cerca de 24 horas no local do evento, antes de ser acesa. Mas Carlos Humberto disse que fez isso pra agilizar o processo no dia do arraial. O acidente completa uma semana hoje. O prefeito Rogério Lins  e a primeira-dama Aline Lins permanecem internados em um hospital municipal de Osasco. A Secretaria de Segurança Pública informou que já ouviu todos os envolvidos no caso, mas espera a liberação médica do prefeito e da primeira-dama pra colher os depoimentos deles.

(Com informações da CBN)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES