“Força-Tarefa Popular” faz evento de combate à corrupção no Piauí

Esta iniciativa visa exercer controle social sobre os processos criminais ajuizados contra gestores municipais, especialmente prefeito e ex prefeitos

FORÇA-TAREFA | Grupo faz mobilização contra a corrupção no Piauí | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta sexta-feira, a Força-Tarefa Popular, junto com entidades e representantes da sociedade civil, estarão realizando debates sobre os efeitos da corrupção e o papel da sociedade. O local será a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), às 10h.

Na oportunidade será apresentado o Projeto Adote um Processo. Esta iniciativa visa exercer controle social sobre os processos criminais ajuizados contra gestores municipais, especialmente prefeito e ex prefeitos. A Força-Tarefa Popular em conjunto com a Universidade Federal do Piauí e outras entidades de ensino com a participação dos estudantes, professores, advogados, irão acompanhar cada processo. Um grupo de estudantes irá adotar um processo para fazer analise de sua tramitação, verificando os prazos, a natureza dos crimes e as decisões. A analise será acompanhada por professores e advogados.

Além de estudantes de direito outras disciplinas devem fazer parte do projeto, especialmente sociologia e serviço social que avaliaram o impacto das praticas criminosas no meio social. Já foi apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Eufrásio, pedido oficial da relação dos prefeitos que respondem processos.

Levantamento preliminar da Força Tarefa indica mais de 60 processos em tramitação. Dentre eles processos com gestores afastados e reintegrados ao cargo. Estes fatos serão objeto de apurado estudo para avaliar a motivação dos desembargadores. Um destes processos será apresentado ao público no evento.

A Força Tarefa, também, a presentará a situação de alguns processos contra exprefeitos que voltaram para as comarcas e se encontram sem tramitação desde 2004, 2008, 2009.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES