FAB e Marinha devem encerrar buscas pelos corpos dia 19

Segundo Militares, a partir deste prazo chances de encontrar corpos são muito pequenas

Marinha vai encerrar buscar dia 19 | Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A FAB (Força Aérea Brasileira) e a Marinha afirmaram na noite desta quarta-feira que as buscas pelos corpos das vítimas do voo 447 da Air France --que caiu no Atlântico no último dia 31 com 228 pessoas a bordo-- seguem até, pelo menos, o dia 19 de junho. Segundo os Militares, a partir deste prazo as chances de encontrar corpos são muito pequenas, porém, o prazo ainda pode ser expandido.

"A expectativa do dia 19 é se, até lá, será que ainda conseguimos recuperar algum corpo? [...] A cada dia que passa a probabilidade de encontrar novos corpos fica menor", afirmou o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Decea (Departamento de Controle Aéreo.

De acordo com o brigadeiro, o cálculo para definir o prazo leva em consideração a correnteza do mar que, segundo ele, está levando os corpos para o norte. Até esta quarta-feira, 41 corpos foram resgatados. Porém, hoje nenhum corpo foi avistado ou resgatado.

Mesmo com a estimativa de que as buscas por corpos terminem no dia 19 deste mês, os Militares dizem acreditar que os navios franceses continuem na área em busca pela caixa-preta e por destroços.

"Quando não tiver mais possibilidade de encontrar corpos, nós retiramos os navios brasileiros. Mas os franceses podem continuar por causa dos destroços e caixa preta", disse o brigadeiro Ramon.

Buscas

O navio francês Mistral e o submarino Emeraude já chegaram à área de buscas. Segundo a Marinha e a Aeronáutica, o rebocador Fairmount Expedition, contratado pelo governo da França, recebeu permissão para atracar hoje no porto de Natal (RN). No local, a embarcação irá receber equipamentos norte-americanos --sensores e sonares--, que serão utilizados nas buscas pela caixa-preta.

Amanhã, a Fragata Constituição, da Marinha brasileira, deve chegar à área onde estão concentradas as buscas por corpos. "Nesta mesma data, a Fragata Bosísio deverá chegar a um local próximo a Fernando de Noronha, onde os 25 corpos, que se encontram a bordo, serão recolhidos pelos dois helicópteros da FAB", disse.

Acidente

O Airbus da Air France decolou por volta das 19h do dia 31 do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris, e fez o último contato com o controle aéreo brasileiro por volta das 22h30 do mesmo dia.

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

As primeiras suspeitas sobre o acidente recaem sobre os sensores de velocidade e a força do vento. Aparentemente, os sensores falharam nos minutos imediatamente anteriores ao acidente, segundo 24 alertas automáticos enviadas pelo avião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES