mais

Formação Saúde leva capacitação para a telinha da Rede Meio Norte

Novo programa da Rede Meio Norte estreia nesta quarta-feira (14) e passa a ser exibido aos domingos

O programa Formação Saúde, a mais nova produção da Rede Meio Norte, vai transformar a capacitação de profissionais da saúde no Piauí. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a programação vai educar agentes de saúde e a população em geral com temas relevantes. O piloto da produção, que estreia nesta quarta-feira (14) e passa a ser exibido aos domingos, trabalha a questão da saúde mental. 

Para Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde, esta é uma boa oportunidade de mostrar um lado que muita gente não conhece do Sistema Único de Saúde (SUS): a qualificação dos profissionais. “Uma das funções mais importantes no SUS é o processo de formação em saúde. Isso viabiliza a requalificação e atualização dos profissionais da saúde para os desafios de cada momento. A parceria com a Rede Meio Norte é no sentido de agregar a Sesapi, municípios e televisão para disseminar informações", explica. 

Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde. Crédito: Ascom/Sesapi.Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde. Crédito: Ascom/Sesapi.

A pandemia mostra que este é um processo necessário. “Nós passamos por um momento de grave repercussão internacional, que é a pandemia. Os profissionais tiveram que conhecer o novo coronavírus, saber sobre os métodos de prevenção e cuidado com o paciente. Esse enfrentamento foi possível pela capacidade do sistema em capacitar profissionais, transformando conhecimento em serviços adequados para a saúde pública”, acrescenta. 

Eli Lopes comanda Formação Saúde 

O Formação Saúde é um programa pensado para os agentes de saúde, principalmente aqueles que estão distantes dos grandes centros urbanos do Piauí. No entanto, o programa foi pensando para agradar a população em geral, que também vai ficar por dentro dos assuntos mostrados. O primeiro programa será sobre saúde mental. 

É o que explica Marcos Monturil, gerente de jornalismo da Rede Meio Norte. “Esse apoio da Sesapi é importante para que possamos levar essas informações. E assim, as pessoas de cidades distantes, poderão ter acesso à informação. Vamos tratar um assunto em cada mês. Agora vamos falar de saúde mental e combate ao suicídio”, conta. 

Jornalista Eli Lopes comanda o Formação Saúde. Crédito: Reprodução/Instagram.Jornalista Eli Lopes comanda o Formação Saúde. Crédito: Reprodução/Instagram.

Quem comanda o programa Formação Saúde é Eli Lopes. Com apresentação certeira e de olho no cotidiano, a jornalista busca comunicar com uma linguagem acessível para que o pessoal de casa também aprenda bastante. 

Eli reforça que o Formação Saúde vem como uma boa oportunidade. “Nesse momento difícil de pandemia, a informação é uma ferramenta importante para atingirmos milhares de piauienses ao mesmo tempo. Combatemos fake news e ensinamos como se proteger. O Grupo Meio Norte sempre teve essa visão e, pra mim, é uma honra participar desse projeto”, finaliza.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail