Fortaleza é a primeira capital brasileira a emitir alvará de construção em 30 minutos

O processo é feito de modo virtual, por meio do Programa Fortaleza Online, uma plataforma digital da Prefeitura de Fortaleza. O prazo hoje é de 30 minutos

Fortaleza é considerada a primeira capital em emitir alvarás de construção em 30 minutos | Camila de Almeida/O POVO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fortaleza é considerada a primeira capital brasileira a emitir alvará de construção em um tempo de 30 minutos. O processo é feito de modo virtual, por meio do Programa Fortaleza Online, uma plataforma digital da Prefeitura de Fortaleza. Antes da mudança no serviço, o processo físico durava em torno de 60 a 120 dias úteis.

O alvará de construção é um tipo de documento emitido pelas autoridades municipais a fim de autorizar a execução de uma obra, situando o local da construção. Seja de um estabelecimento pequeno ou grande, ou até mesmo de um edifício. O documento é também um meio de autorizar uma reforma ou demolição, seguindo sempre a legislação vigente e com um responsável técnico pelo procedimento. Cada alvará tem um prazo de validade.

“Um dos grandes desafios do licenciamento é a burocracia, que afasta o cidadão da legalidade. Com essa burocracia, parece que a cidade nos isola das oportunidades, do fazer a cidade, do ser cidade. O Fortaleza Online veio para vencer o desafio da desburocratização e alcançar eficiência, agilidade e transparência da administração pública”, aponta a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz.

Com a implantação do Fortaleza Online desde 2015, o prazo havia sido reduzido para 48 horas. Hoje, quem precisa solicitar recebe o documento em um tempo de 30 minutos. Conforme levantamento do Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil 2019, a Capital cearense está em quarto lugar no ranking de volume de investimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES