Fortaleza usará tecnologia contra focos de dengue

A informação é do titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Odorico Monteiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mais nova arma contra a prolifera??o do Aedes aegypti, em Fortaleza, ? um software (programa de computador) que, instalado num palm top, facilitar? a identifica??o com muita rapidez os focos do mosquito. O melhor ? que o programa j? foi testado com sucesso em bairros da Secretaria Executiva Regional (SER) II, como S?o Jo?o do Tauape e Dion?sio Torres, e agora, a Prefeitura negocia a licen?a do uso do software para utiliza??o em toda a Capital cearense.

A informa??o ? do titular da Secretaria Municipal de Sa?de (SMS), Odorico Monteiro, que, no entanto, afirmou n?o poder informar ainda o valor do contrato e quanto ser? investido na aquisi??o de equipamentos. A negocia??o, adianta, deve ser conclu?da at? a pr?xima semana. Com isso, Fortaleza ser? pioneira no Pa?s a utilizar tecnologia de ponta no controle da dengue e, posteriormente, de outras doen?as como a leishmaniose, tuberculose, hansen?ase e aids.

Atualmente, t?cnicos j? est?o digitalizando as regi?es do munic?pio para o cadastramento de casos e focos. ?Esse sistema computadorizado para preven??o e controle do vetor, trar? mais agilidade e qualidade ao trabalho de combate ? dengue?, avalia Monteiro.

O programa ? resultado de estudo do pesquisador Marcos Jos? Negreiros, da Universidade Estadual do Cear? (Uece) em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de P?s-Gradua??o e Pesquisa em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universit? de Avignon, na Fran?a.

O programa simula cen?rios e indica onde est?o os focos do mosquito e at? casos de pessoas vitimadas com a dengue. O software tamb?m computa locais de incid?ncia, casos de infec??o e log?stica de atua??o dos agentes sanitaristas. Ele pode ser consultado em tempo real, num palm comum, por agentes de endemias. O sistema, por ser on line, elimina a burocracia e oferece resultados em tempo real.

O projeto, informa um de seus pesquisadores, Adilson Elias Xavier, da Coppe/UFRJ, prev? a utiliza??o de equipamentos tecnol?gicos avan?ados e softwares por m?dicos e agentes de sa?de, al?m de um trabalho de log?stica para recursos e materiais. Um dos problemas encontrados no sistema atual, como as subnotifica?es, podem ser evitados.

Segundo ele, dados sobre que tipo de recipiente serviu de criadouro tamb?m podem ser enviados, dispensando relat?rios escritos ? m?o e que levam dias para ser atualizados.

O programa ? capaz de cruzar tamb?m os dados de meteorologia com os dos ciclos de eclos?o dos focos, prevendo quando podem tornar-se mosquitos. O pesquisador cearense Marcos Negreiros est? cursando p?s-doutorado na Universidade de Montreal, no Canad?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES