Fórum discute políticas de enfrentamento à violência contra a mulher

Evento marcou o início dos 16 dias de ativismo de forma alusiva por meio da ação de Mãos Dadas contra a Violência que posiciona a educação como um instrumento fundamental para esse enfrentamento.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com leis que melhoraram  o acesso à justiça e os procedimentos, em especial as medidas protetivas de urgência, por meio da Lei Maria da Penha, a luta pela vida da mulher busca agora conscientizar, tentar diminuir e apagar valores patriarcais que inferiorizam e colocam a mulher em situação de submissão ao sexo masculino. 

Diante disso, nessa segunda-feira (25 de novembro), data marcada como o Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres, foi realizado no Auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL-UFPI), o Fórum Estadual do Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher. 

O evento organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do CCHL e do Curso de Filosofia, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, com apoio da Academia de Polícia Civil do PI contou com a presença de várias autoridades da segurança do estado como Anamelka Cadena, secretário de segurança do estado Fábio Abreu e demais delegados da capital dispostos a conversar sobre o tema.

Crédito: José Alves Filho

A delegada Anamelka Cadena, à frente da diretoria da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, informou que evento marcou o início dos 16 dias de ativismo de forma alusiva por meio da ação de Mãos Dadas contra a Violência que posiciona a educação como um instrumento fundamental para esse enfrentamento.

No fórum estadual da polícia judiciária, foi apresentado um panorama do que tem sido feito para cessar a violência contra a mulher e as taxas de feminicídio no estado do Piauí, que atualmente tem 24 mortes apenas em 2019.

A delegada pontua a temática da educação como instrumento fundamental para o enfrentamento contra essa violência. “Para difundir não só essas ações de segurança mas também para promover a desconstrução da disparidade das relações de gênero, que tem acontecido em escolas, faculdades e imersões junto à comunidade com Gabinete de Segurança Itinerante, com o projeto Papo com  PC e com o Mãos Dadas Contra Violência”, detalhou. 

 Rejane Dias (PT), deputada federal, compareceu à abertura do fórum e disse ser necessário avaliar a situação do país que violenta mulheres tanto pelo gênero quanto por questões sociais.  

Parte da comissão especial de Enfrentamento à violência contra a mulher, que analisa as políticas no âmbito do Brasil, relata “Evidentemente nosso estado tem nas políticas públicas boas práticas de enfrentamento. Mas sei que precisamos melhorar e dialogar de que forma nós podemos destinar emendas para melhor aparelhar as delegacias”, disse Rejane.

A deputada do PT, por meio das audiências públicas na câmara federal e discussões com especialistas e técnicos, apresentou o projeto de boas práticas no Piauí para nacionalizar o Botão de Pânico do Aplicativo Salve Maria “Foi criado um sistema de informação para toda a rede de proteção e vem apresentando bons resultados.O projeto já passou pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal e vamos continuar lutando para nacionalizar”, disse a deputada.

Outro projeto apresentado foi a questão de violência física às servidoras públicas no sentido do período do estado das medidas protetivas para assegurar o afastamento do trabalho por até 6 meses.

O secretário de segurança do Estado, Fábio Abreu, explicou que penalidades mais rígidas, sozinhas, não adiantam para erradicar a violência “ Nosso país não precisa de de mais leis rígidas, pois elas não têm sido suficientes para ações principalmente do feminicídio. Na verdade, a gente precisa buscar um trabalho melhor, debater e colaborar. Eu tenho certeza que todos têm a consciência de que precisamos discutir esse problema entre a sociedade civil em geral”, disse o secretário. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES