Fóssil de 'dragão marinho' gigante é encontrado por acaso na Inglaterra

O réptil é o esqueleto mais completo de um grande réptil pré-histórico já descoberto na Grã-Bretanha

Fóssil de 'dragão marinho' descoberto na Inglaterra | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

2021 foi um ano de muitas descobertas na Ciência. Muitas novas espécies foram catalogadas por pesquisadores de todo o planeta, e no mundo da paleontologia, diversos novos fósseis foram encontrados e identificados. Uma dessas descobertas chamou a atenção dos cientistas pelo local onde ela ocorreu: um animal marinho encontrado longe da costa.

Esqueleto de 'dragão marinho' gigante é encontrado na Inglaterra (Foto: Reprodução)A reserva natural de Rutland, na Inglaterra, fica a mais de cinquenta quilômetros do mar. Mesmo assim, pesquisadores descobriram no local em 2021 um fóssil de ictiossauro, um predador marinho. Segundo os cientistas, a descoberta se deve ao fato de que há cerca de 200 milhões de anos atrás, quando o nível do mar era mais alto, a região era coberta por um "oceano raso".

Os ossos do animal foram encontrados por acaso, durante um projeto de paisagismo no parque. De acordo com a National Geographic, Joe Davis, líder da equipe de conservação na reserva, havia saído para drenar uma lagoa quando avistou alguns ossos grandes no solo. Davis disse à BBC que assim que se deu conta do tamanho do que estava vendo ligou para o conselho do condado e disse "acho que encontrei um dinossauro".

Não era de fato um dinossauro, mas um ictiossauro, também conhecido como "o dragão dos mares": um réptil marinho de sangue quente que não era muito diferente dos golfinhos de hoje em dia. O exemplar em questão viveu há cerca de 180 milhões de anos e media cerca de 10 metros, segundo os pesquisadores.

Os ictiossauros podiam crescer até 25 metros de comprimento e viveram entre 250 milhões e 90 milhões de anos atrás. Muitos ictiossauros eram comparáveis em tamanho aos tubarões que conhecemos e estes animais pré-históricos comiam peixes, lulas e outras pequenas presas. Alguns eram capazes de devorar outros grandes répteis marinhos.

Réptil fóssil desenterrado na Inglaterra é um dos grandes ictiossauros mais completos já encontrados (Foto: Reprodução)Este é o maior fóssil de ictiossauro já descoberto no Reino Unido. Dr. Dean Lomax, um paleontólogo da Universidade de Manchester, foi contratado para liderar o esforço de escavação e chamou a descoberta de "verdadeiramente sem precedentes, uma das maiores da história paleontológica britânica. Desenterramos o esqueleto mais completo de um grande réptil pré-histórico já descoberto na Grã-Bretanha”.

"Normalmente pensamos em ictiossauros e outros répteis marinhos sendo descobertos ao longo da costa do Jurássico em Dorset ou na costa de Yorkshire, onde muitos deles estão expostos pela erosão dos penhascos. Aqui, em um local no interior, é muito incomum", afirmou o Dr. Dean Lomax à BBC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES