Fóssil de peixe do Ceará é anunciado para venda em site norte-americano

Paleontólogo denuncia o ato da venda do fóssil de cerca de 110 milhões de anos

Fóssil de peixe à venda em site norte-americano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um fóssil de peixe com cerca de 110 milhões de anos, encontrado na Bacia do Araripe, no interior do Ceará, está anunciado para venda em um site norte-americano. O paleontólogo cearense Álamo Saraiva flagrou o anúncio da peça quando pesquisava informações sobre fósseis na internet.

Fóssil de peixe do Brasil à venda em site norte-americano (Foto: Divulgação)"Procurando informações sobre fósseis na internet tive o desprazer de encontrar um site de venda de fósseis no qual se encontrava a oferta de um Tharrhias araripes, um peixe fóssil da fase mais marinha da Bacia do Araripe, com cerca de 110 milhões de anos", afirma Álamo, que também é curador do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e pesquisador do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ainda conforme o paleontólogo, além do fóssil Tharrhias araripes, outras espécimes da Bacia do Araripe também estavam sendo vendidas no mesmo site. Álamo pretende acionar o Ministério Público Federal (MPF), para tomar providências sobre a comercialização ilegal e pedir repatriação desses fósseis.

"Vejo que é um verdadeiro escárnio este tipo de coisa, já que toda a Europa tem conhecimento de que os fósseis da Bacia do Araripe não podem ser comercializados. Dessa forma, nós vamos pedir ao Ministério Público Federal que tome as devidas providências para a repatriação desse material”, disse Álamo.

No Brasil, fósseis são propriedades da União, enquanto a extração depende de autorização da Agência Nacional de Mineração. Alguns espécimes chegam a ser vendidos por R$ 150 mil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES