Foto de homem com rifle para parabenizar o Dia do Agricultor é criticada

A publicação foi feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência em redes socias na manhã desta quarta-feira. A foto utilizada foi retirada de um banco de imagens.

foto | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal utilizou a foto de um homem armado para comemorar o Dia do Agricultor, celebrado nesta quarta-feira. O presidente Jair Bolsonaro é um entusiasta do armamento da população, especialmente em áreas rurais. Após repercussão negativa, a publicação foi apagada.

A publicação foi feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência em redes socias na manhã desta quarta-feira. A foto utilizada foi retirada de um banco de imagens.

"Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo", diz o texto que acompanha a foto.

O post no perfil da Secom gerou inúmeras críticas nas redes sociais. Diversos internautas questionaram a associação da arma à profissão dos agricultores e criticaram a escolha da imagem feita pelo governo. Após a publicação, a palavra 'jagunço', uma menção à imagem usada, chegou a figurar entre os assuntos mais comentados no Twitter.

A Secom foi procurada, primeiro para comentar as críticas, e depois para esclarecer a exclusão, mas ainda não respondeu.

Homem com arma em foto que homenageia DIa do Agricultor. (Foto:  Reprodução/Twitter )

Reações de parlamentares

Políticos de diferentes espectros ideológicos também reprovaram a postagem do governo. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) escreveu em sua conta no Twitter que "(...)até eu que só plantei pé de feijão no algodão sei que rifle não é ferramenta de um agricultor... mas claro, o Secom precisa criar uma cortina de fumaça pra nomeação do Ciro Nogueira".

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) compartilhou a imagem divulgada pela Secom com e escreveu na legenda "O retrato de um governo miliciano". Já a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) classificou como "lamentável a atitude do governo Bolsonaro, que simbolicamente trocou a enxada em post oficial por uma uma arma pesada".

Armas no campo

Em 2019, Bolsonaro sancionou uma lei que cria a chamada posse rural estendida. A posse é o direito de ter uma arma em casa. A lei ampliou esse conceito em propriedades rurais, permitindo que um fazendeiro ou produtor rural ande com uma arma em toda a sua fazenda, e não apenas na sua casa.

Também no primeiro ano de governo, o presidente defendeu um excludente de ilicitude para produtores rurais em casos de invasão. Com isso, fazendeiros que atirarem contra invasadores poderiam não ser punidos. A proposta, contudo, não foi para frente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES