Fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert perde equipamento nos atos golpistas

Stuckert chamou de “barbárie” a ação dos extremistas e revelou que nunca tinha visto nada igual em sua vida

Fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert perde equipamento nos atos golpistas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

Fotógrafo oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2003, Ricardo Stuckert usou uma rede social no início da noite desta segunda-feira (9) para lamentar a perda de seu material fotográfico durante os atos golpistas às sedes dos três poderes, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília, neste domingo (8).

Stuckert chamou de "barbárie" a ação dos extremistas e revelou que nunca tinha visto nada igual em sua vida. "Sou fotojornalista há mais de 30 anos e nunca vi tamanha barbárie. A destruição está por toda parte. Levaram minhas máquinas fotográficas, lentes, drone. Levaram parte do meu trabalho", contou.

Fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert perde equipamento nos atos golpistas - Foto: Reprodução

Ele também comentou que a destruição fez um estrago na nossa história. "Não são apenas objetos subtraídos e outros depredados. É a nossa história, a nossa memória", observou Stuckert, que estava acompanhando Lula na visita a cidade de Araraquara, quando aconteceram os ataques aos prédios públicos. O fotógrafo chegou a fazer um vídeo mostrando a destruição dos patrimônios.

Ao menos nove profissionais da imprensa foram agredidos durante os atos terroristas na praça dos Três Poderes, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Federação Nacional de Jornalistas. Alguns dos jornalistas tiveram objetos roubados e depredados pelos golpistas.

Filho de Roberto Stuckert, que foi fotógrafo oficial do general João Figueiredo (1918-1999), no início dos anos de 1980, ele foi diretor de fotografia do documentário "Democracia em Vertigem", da cineasta Petra Costa. Indicado ao Oscar em 2020, o filme conta os bastidores da ascensão e da queda de Dilma Rousseff e do processo de julgamento de Lula no âmbito da Operação Lava Jato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES