Fotógrafo registra o isolamento de idosos durante quarentena no Brasil

Confinamento praticamente forçado faz parte das medidas para o combate da disseminação do Coronavírus, COVID-19

| Hamilton Zambiancki
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avanço do Novo Coronavírus, o COVID-19, no Brasil, tem colocado toda a população em estado de alerta. Inúmeras medidas para conter a proliferação do vírus e estancar o que já é considerada uma pandemia, estão surgindo a cada dia. O fechamento do comércio e parte das agências bancárias são algumas das determinações impostas recentemente pelos governos estaduais. Mas dentre todas, a que mais se têm ouvido é a da permanência de pessoas acima de 60 anos em suas respectivas casas.

No entanto, a pergunta ainda sem uma resposta definida é: os idosos teriam outra opção, ou esta recomendação se tornou a única escolha para esta parcela da sociedade? Para mostrar este cenário claustrofóbico, o fotógrafo Hamilton Zambiancki passou a se dedicar a observar e registrar estes idosos "presos" em seus apartamentos.

Forçados psicologicamente a ficarem em casa, aqueles com idade avançada têm transparecido viver, nos últimos dias, uma vida que ultrapassa, de fato, o isolamento e beira a desolação."Na região próxima ao Centro Histórico de Curitiba, onde há uma concentração enorme de moradores idosos, pude perceber neles um olhar vazio, a tristeza e a saudade de uma vida social ativa", comenta Zambiancki.

Isolados, desolados e sem alternativas, as janelas têm se tornado, literalmente, a única forma de conexão dos idosos com o cotidiano, o convívio interpessoal, além do que muitos deles buscam quando chegam na terceira idade: a sociabilidade.

Fotos:Hamilton Zambiancki

Números do COVID-19 no Brasil

De acordo com a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, a maioria das vítimas que foram a óbito no Brasil devido ao contágio do novo coronavírus têm mais de 60 anos de idade. Atualmente, a faixa da população acima de 60 anos de idade já é superior aos 28 milhões de pessoas, o que representa cerca de 14% dos brasileiros.

Ao todo, até o momento, mais de 4,3 mil casos foram confirmados em todo o território brasileiro, com 141 mortos. Mas a tendência é que este número cresça dia após dia. Ainda de acordo com dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde, no Brasil, até o momento, a taxa de letalidade da pandemia do novo coronavírus é de 2,7%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES