Frente fria avança no Brasil e pode provocar chuvas no Nordeste

Até o próximo final de semana, o litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe serão os mais atingidos por fortes chuvas.

Chuvas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fim de semana começa com o frio se intensificando nas regiões Sul e Sudeste do país já nesta sexta-feira (10), e permanecendo desta forma ao menos até a terça-feira (14). Em São Paulo, a temperatura máxima será de 16°C de sábado (11) até segunda (13), e na terça terá um aumento quase imperceptível, mas a situação começará a melhorar. No Nordeste, litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe serão os mais atingidos por fortes chuvas.

Confira a previsão do tempo em todo o Brasil

Além do frio, as chuvas chegam ao Sul e Sudeste também nesta sexta, e ao Centro-Oeste, que convive com a estiagem há mais de 30 dias – cidades como Cuiabá e Goiânia têm seca há mais de 45 dias. Também são esperadas chuvaradas no Norte e no interior do Nordeste, a exemplo do que tem acontecido nas últimas semanas.

Chuvas na região Nordeste chegam junto com frente fria no Sul (Foto: reprodução)

Até o próximo final de semana, o litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe serão os mais atingidos por fortes chuvas. De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia – essa é a previsão para os próximos dias em todo o leste da região; e a chuva pode ganhar mais força no recôncavo baiano, incluindo a capital, Salvador. Nos dias mais intensos, a precipitação deve registrar acumulado acima de 60 mm/dia. 

De acordo com o Inmet, a alta umidade vinda do Oceano Atlântico, associada à passagem de frentes frias pelo litoral e águas mais quentes que o normal na superfície do mar, devem manter o tempo instável e chuvoso desde o litoral até o agreste nordestino. O período de chuvas na região costuma durar até agosto, mas este ano as condições meteorológicas estão produzindo mais precipitação do que no ano passado e do que a média histórica.

Na sexta-feira (10), a previsão é de “perigo potencial” de alagamentos e deslizamentos na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. De acordo com o governo  alagoano, as chuvas dos últimos dias seguem afetando o fornecimento de água na cidade de Palmeira dos Índios e pelo menos mais duas cidades.

Os municípios vêm recebendo muitos sedimentos, lama e matéria orgânica, trazidos pelas enxurradas, o que inviabiliza o tratamento da água. O funcionamento do sistema de abastecimento responsável pelo fornecimento de 30% da água tratada na região teve que ser suspenso, enquanto durar a situação de chuvas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES