Frio bate novo recorde em São Paulo com 9,8°C; zona sul chega a 3,9°C

. A Defesa Civil Municipal, com base nos dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de atenção para baixas temperaturas

Frio bate novo recorde em São Paulo com 9,8°C; zona sul chega a 3,9°C | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temperatura bateu novo recorde em São Paulo nesta terça-feira (16), quando foi registrada a menor mínima média do ano com 9,8°C, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo. A menor temperatura até então tinha sido registrada na segunda (15), quando os termômetros marcaram 10,9°C.

A menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local, desta terça, ocorreu em Capela do Socorro, na subprefeitura de Parelheiros, zona sul, com 3,9°C, batendo o recorde da menor absoluta do ano ocorrida no último dia 21 de abril com 5,6°C, no bairro de Engenheiro Marsilac, na mesma região.

"Essas baixas temperaturas são típicas do outono, que é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno, frio e seco. O que ocorreu nesta terça foi a continuidade da atuação de uma massa de ar mais frio que provocou queda nas temperaturas na cidade", explica o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário.

A média de temperatura mínima esperada em maio é de 14,5°C, segundo o órgão. O técnico em meteorologia afirma que a semana segue sem previsão de chuva, com tardes ensolaradas e madrugadas frias na capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo. O ar seco reduz os índices de umidade do ar, que devem ficar entre 30% e 40%.

"Na quarta-feira (17) também não há previsão de chuva para a capital e região metropolitana. A madrugada mais uma vez vai registrar sensação de frio com termômetros na casa dos 12°C. O amanhecer será com sol e probabilidade de formação de névoa úmida, condição que reduz a visibilidade nas rodovias e afeta a operação nos aeroportos", explica Nazário.

A temperatura máxima deve atingir os 22°C no período da tarde. A Defesa Civil Municipal, com base nos dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de atenção para baixas temperaturas na cidade, às 11h da quinta-feira (11). A medida é tomada sempre que a temperatura ou a sensação térmica marca entre 13°C e 10°C. Já o estado de alerta ocorre sempre que os valores de temperatura e sensação térmica ficam abaixo dos 10°C.

(Com informações da Folhapress - Francisco Lima Neto)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES