Funcionários de posto de saúde fazem árvore de Natal com frascos de vacina

Os frascos de imunizantes contra a Covid-19 passaram por um rigoroso processo de esterilização para serem reutilizados

Árvore de Natal feita com frascos de vacina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Funcionários do posto de saúde de Santa Teresa, na região Central do Rio, usaram frascos de vacinas contra a Covid e contra a Influenza para montar uma árvore de Natal na unidade de saúde. Símbolos da luta contra a pandemia do coronavírus e da epidemia de gripe, que a cidade do Rio enfrenta, os frascos vazios fazem parte da decoração de Natal do Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola desde quarta-feira (8).

Árvore de Natal foi feita com frascos da vacina contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)“O sentido que a gente quer dar a esta árvore é de resistência, vitória e respeito pelo que se viveu neste tempo. É a vitória de conseguirmos dar acesso a vacina, o respeito pelas pessoas que se foram e pelos familiares de quem não conseguiu viver este momento”, afirmou Cristina Gonçalves, diretora da unidade.

Todas as embalagens usadas na arte natalina, que os funcionários não conseguiram contabilizar, foram autoclavadas antes de serem usadas, ou seja, passaram por um cuidadoso processo de esterilização para que pudessem ser trabalhadas pelos profissionais da unidade.

“Existe uma conduta rígida para o descarte destas embalagens. Todos os frascos passaram por procedimentos de segurança”, explicou Cristina.

A árvore foi montada pelos funcionários da unidade em uma parede e conta com as tradicionais luzes de Natal e estrela que costumam enfeitar as árvores mais tradicionais. Porém, a ideia é que ela ainda ganhe melhorias, como novos enfeites e uma estrela diferente no topo.

Os frascos foram totalmente esterelizados (Foto: Dovulgação)A árvore começou a ser montada na terça-feira (7) e ficou pronta na quarta (8). Ela conta com uma estrutura de madeira feita por um amigo dos profissionais de saúde da unidade na qual os frascos ficam apoiados.

“É uma ideia coletiva. A gente tem uma tradição na unidade de, nas datas do calendário nacional da saúde, destacar a importância da educação em saúde. E a gente pensou que a nossa árvore tinha que ser dos nossos frascos de vacina”, disse a diretora.

Mais de 42 mil doses

Segundo Cristina Gonçalves, a árvore é o símbolo de uma luta que ainda não terminou contra a Covid e um agradecimento aos profissionais de saúde que trabalham para o controle da pandemia. A diretora do Ernani Agrícola ressalta que o trabalho durante a pandemia destacou a importância do Sistema Único de Saúde e a necessidade de que ele seja preservado.

Apenas na unidade em Santa Teresa, mais de 42 mil vacinas contra a Covid foram aplicadas, de diversos fabricantes.

No meio dos vidrinhos, o destaque para a conscientização sobre outra epidemia: há frascos de vacina contra a gripe, que aumentou a procura por atendimento nas unidades municipais e estaduais.

E para quem ainda não se vacinou contra a Covid, a gripe ou tem doses em atraso, a diretora do Ernani Agrícola deixa o recado de que as equipes de saúde estão prontas: “Sempre é tempo. Venha”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES