Fundac promove VI Semana do Índio

O evento acontece no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, nos dias 17, 18 e 19

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, atrav?s da Funda??o Cultural do Piau? (Funda), promove a VI Semana do ?ndio com as Comunidades Remanescentes Ind?genas do Piau?. O evento acontece no Museu do Piau? - Casa de Odilon Nunes, nos dias 17, 18 e 19 de abril. Confira aabaixo a programa??o:

Dia 17 de abril (Quinta-feira)

8h - Caf? da manh?, com encena??o da Lenda de Zabel?, apresentada pelo Bal? Popular do Piau?, com coreografia de Sid Ribeiro.

9h - Abertura da Exposi??o Tempor?ria, at? o dia 30, com textos e ilustra?es sobre a cultura e hist?ria das Comunidades Remanescentes Ind?genas do Piau?; Material Produzido pelas Comunidades (pinturas, artesanato etc.).

9h15 - Abertura Oficial.

10h - Posse do Conselho do Memorial das Na?es Ind?genas.

10h30 - Mesa-redonda: Realidade das Comunidades Remanescentes Ind?genas do Piau?. Expositores: representantes das Comunidades Remanescentes Ind?genas do Piau?.

14h - Mesa-redonda: Institui?es Federais: Pol?ticas P?blicas para as Comunidades Remanescentes Ind?genas do Piau?. Expositores: Representantes do Incra, Iphan, Funasa, Minist?rio P?blico Federal e Aneps - Articula??o Nacional de Movimentos e Pr?ticas de Educa??o Popular e Sa?de.

16h - Mesa-redonda: Institui?es Estaduais: Pol?ticas P?blicas para as Comunidades Remanescentes Ind?genas do Piau?. Expositores: representantes da Secretaria de Sa?de, Secretaria de Educa??o e Cultura, Coordenadoria de Direitos Humanos e Juventude, Fundac e Emater.

Dia 18 de abril (Sexta-feira)

9h - Mesa-redonda: ?ndios do Piau? - Reflex?es sobre o desaparecimento ?tnico / Perfil s?cio-econ?mico da popula??o auto-identificada ind?gena no Estado do Piau?. Expositores: H?lder Ferreira de Sousa, antrop?logo, e Francisco de Oliveira de Sousa, Casa do ?ndio do Piau? - Funasa.

10h30 - Palestra: Resist?ncia Ind?gena: Carnificina Humana no Piau? Colonial nos s?culos XVII e XVIII. Palestrante: Prof. Dr. Jo?o Ren?r Ferreira de Carvalho (Departamento de Geografia e Hist?ria da UFPI)

14h - Exibi??o e debate do document?rio Guajajaras, os donos do cocar, coordena??o: Ali? Wamiri, dire??o: Pablo Marquinho, produ??o: Ivo Hans - CCE/DEA/UFPI

15h30 - Palestra: O Hipertexto na Pintura do Parque Nacional da Serra da Capivara. Palestrante: Prof?. Dr?. Zozilena Froz - UFPI

Dia 19 de abril (S?bado)

8h - Apresenta??o cultural

9h - Palestra: Um Olhar da Forma??o Profissional de Sa?de para o Acolhimento da Cultura ind?gena. Palestrante: Prof? Mestra Laureni Dantas de Fran?a - Aneps, Novafapi e UFPI.

10h - Oficina de Pintura Ind?gena. Ministrante: Ali? Wamiri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES