Fundação de Saúde promove dia da mamografia em alusão ao Outubro Rosa

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente

Fundação de Saúde promove dia da mamografia em alusão ao Outubro Rosa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. Pensando na importância da temática, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Regional Leste, promove amanhã (14), das 7h às 17h, um dia voltado para as mulheres nas Unidades Básicas de Saúdes da zona Leste.

Serão disponibilizados exames de mamografia, citologia, consulta médica, consulta odontológica, testes rápidos, palestras, aula de dança, auriculoterapias, eletrocardiograma e vacinação. Uma unidade móvel para a realização de mamografia estará na Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai.

"Uma ação muito importante de prevenção em saúde. Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher,   afirma Célia Santiago, coordenadora da Regional Leste de Saúde.

Fundação de Saúde promove dia da mamografia em alusão ao Outubro Rosa - Foto: Ascom

Para o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, durante todo o mês de outubro as Unidades de Saúde de Teresina estão mobilizadas realizando ações informativas, de prevenção, consultas e exames específicos para as mulheres. O que queremos é trabalhar cada vez mais a saúde preventiva que  pode ser realizada nas 91 UBS existentes em Teresina.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas! Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – que teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES