Fundação define estratégias para o combate ao mosquito da dengue em Teresina

No início da semana, o prefeito Sílvio Mendes se reuniu com o presidente da Fundação Municipal

Fundação define estratégias para o combate ao mosquito da dengue em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o surto de dengue ocorrido no ano passado, a Funda??o Municipal de Sa?de n?o parou um dia de trabalhar na preven??o e controle do mosquito Aedes aegypti e da doen?a. ?Na Funda??o, todos os dias, pensamos e agimos para combater a possibilidade de epidemia. Nossa equipe est? orientada para combater a dengue sob todos os aspectos?, frisou o presidente Jo?o Orlando Ribeiro Gon?alves.

No in?cio da semana, o prefeito S?lvio Mendes se reuniu com o presidente da Funda??o Municipal de Sa?de e sua equipe onde foi tra?ado um plano de estrat?gias para a limpeza das ?reas atingidas pela enchente dos rios Poti e Parna?ba e determinou que v?rios mutir?es fossem agendados tamb?m nas ?reas em que a infesta??o do mosquito da dengue seja mais alta. ?Esses mutir?es ser?o localizados. A Prefeitura vai continuar fazendo a limpeza regular da cidade. Mas n?s, da FMS iremos orientar as SDU`s sobre os bairros e ?reas da cidade em que ? necess?rio um cuidado ainda maior?, disse o presidente.

Os agentes de endemias dever?o estar presentes nessas a?es de limpeza, fazendo o trabalho de educa??o da popula??o e eliminando poss?veis criadouros de larvas e mosquitos da dengue. Al?m disso, continua a ser feita a aspira??o do Aedes aegypt nas ?reas onde foi verificado maiores ?ndices de infesta??o predial. ?J? aspiramos as regi?es da Vila Irm? Dulce, Santa Maria da Codipi, Gurupi e Grande Dirceu, onde haviam muitos mosquitos da dengue e tamb?m onde foi registrado o maior n?mero de notifica?es da doen?a?, afirmou.

O pr?ximo passo dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses ? fazer aspira?es na Pedra Mole e no Centro da cidade, onde foram encontrados muitos criadouros do mosquito.

De acordo com os dados da Ger?ncia de Epidemiologia, foram notificados, at? o ?ltimo dia 17, 947 casos de dengue em Teresina. Sendo que 746 s?o de dengue Cl?ssico, 8 de dengue com complica?es e 2 de dengue hemorr?gica. No mesmo per?odo do ano passado, foram notificados 657 casos da doen?a. ?Isso n?o quer dizer que aumentaram os n?meros da dengue em Teresina, mas que a notifica??o nas unidades de sa?de est? mais eficiente. E os casos est?o evoluindo positivamente, j? que a popula??o est? procurando precocemente o diagn?stico?, garantiu Jo?o Orlando. Os profissionais tamb?m est?o mais atentos para o atendimento priorit?rio da dengue. Segundo o presidente, eles pensam em dengue antes de pensar em qualquer outra enfermidade e ap?s os primeiros exames cl?nicos, se confirmada a suspeita da doen?a, s?o solicitados os exames laboratoriais para confirmar ou n?o a doen?a.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES