Fundação realiza capacitação com enfermagem do Hospital Infantil

Objetivo é melhorar a qualidade da assistência de enfermagem.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo a uma proposição do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren), a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) oferece a partir desta segunda-feira, 23, um cronograma de capacitação para enfermeiros e técnicos do Hospital Infantil Lucídio Portela. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, pautada na humanização e segurança.

A coordenadora de Gestão e Cuidados da Fundação Hospitalar, Aldeane Moreira, explica que a enfermagem é responsável, em âmbito hospitalar, por promover uma assistência de qualidade, visando a segurança do paciente de forma a minimizar a ocorrência de quaisquer danos e por isso, a necessidade de capacitação permanente desses profissionais. "As palestras visam proporcionar troca de conhecimento, bem como reflexão crítica da equipe de enfermagem, e consequentemente aumento da qualidade nos processos de trabalho", destaca.

Aldeane conta que a finalidade prático e direta das palestras é capacitar, orientar e reciclar o conhecimento técnico dos profissionais da instituição, levando em consideração as necessidades de cada unidade de serviço, de forma que continue a realizar de forma periódica. "Vamos estimular os profissionais a participarem da educação permanente, implantar e executar os manuais de normas e rotinas e procedimentos operacionais padrões (Pops), além de motivar e instruir toda equipe na execução de suas atividades embasadas nos protocolos e normas implantados", acrescenta.

Serão abordados os seguintes temas: novo código de ética da enfermagem, aspiração oro traqueal, assistência humanizada aos pacientes e familiares, avaliação neurológica , identi­ficação do paciente e medi­cação (dupla checagem), segurança do paciente: prática de higiene das mãos em serviço de saúde, segurança do paciente: prevenção de úlcera por pressão e coberturas, qualidade na assistência de enfermagem, infecções associadas à as­sistência à saúde e cuida­dos de longa permanência, segurança do paciente: cirurgia segura , cuidados com a cavidade oral, manejo com ventilação mecânica invasiva e não invasiva pediátrica, administração de dieta enteral e parenteral, manejo com bomba de infusão, cálculo de medicamentos, segurança do paciente: prevenção de quedas, manejo com drenos e cateter e sondas.

As palestras acontecerão semanalmente e vão até junho, quando os participantes receberão ao final, um certificado expedido pelo Coren.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES