Fundação Wall Ferraz promove debate sobre mercado de trabalho de Teresina

As ações de fortalecimento institucional da FWF serão baseadas no mapeamento feito pela empresa de consultoria Macroplan, sobre o mercado de trabalho formal e informal da capital

FWF promove debate sobre mercado de trabalho de Teresina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Wall Ferraz realizará, na quinta-feira (17/02) e sexta-feira (18/02), a partir das 8h da manhã, no Centro de Capacitação da Vermelha, um amplo debate sobre o mercado formal e informal de Teresina com o objetivo de desenvolver novas metodologias para qualificação e inserção profissional de alunos que participam de cursos realizados pela fundação.

Durante dois dias, técnicos da FWF, Balcão do Trabalhador, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Secretaria Municipal de Economia Solidária e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de convidados de outras secretarias municipais, receberão capacitação no sentido de identificar as dificuldades da FWF e definir as ações que deverão ser executadas para superar os problemas existentes.

FWF promove debate sobre mercado de trabalho de Teresina- Foto: Divulgação

As ações de fortalecimento institucional da FWF serão baseadas no mapeamento feito pela empresa de consultoria Macroplan, sobre o mercado de trabalho formal e informal da capital e ainda, das demandas por cursos. As análises foram feitas para Teresina isoladamente e, também de forma comparativa, considerando o desempenho do município em relação a outras capitais do Nordeste (São Luís e João Pessoa), o estado do Piauí e o Brasil. A empresa de consultoria utilizou como fonte de dados, as bases do IBGE – Pnad Contínua e a RAIS do Ministério do Trabalho.

Essa pesquisa apresenta as características gerais do mercado de trabalho de Teresina; as horas trabalhadas e os rendimentos do trabalho em Teresina, em comparação a outros municípios, Piauí e Brasil e segundo os mesmos recortes: sexo, cor ou raça, faixa etária e nível de instrução; os ocupados por distribuição na ocupação, a informalidade e sua distribuição por sexo, e os ocupados por atividades econômicas e grupos ocupacionais; e por fim, analisa a evolução do mercado de trabalho formal de Teresina, permitindo identificar os impactos da pandemia do COVID-19, na capital do Piauí.

A expectativa é que o conteúdo da pesquisa possa oferecer “pistas” importantes para que a FWF reflita sobre sua grade de oferta de cursos, oficinas e workshops e possa melhorar as ações de qualificação profissional em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES