Fundescola capacita técnicos do PDE e do PES no Piauí

Fundescola capacita técnicos do PDE e do PES no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Educa??o (Seduc) e o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), do Minist?rio da Educa??o, realizam desde quarta-feira, 29, at? a pr?xima sexta-feira, 31, a capacita??o de t?cnicos estaduais e municipais de Educa??o na metodologia de elabora??o do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e do Planejamento Estrat?gico da Secretaria (PES).

A capacita??o faz parte do projeto de expans?o aut?noma do PDE, estabelecido pela Secretaria Estadual de Educa??o e o Fundescola em 67 munic?pios do Estado. ?Participam deste curso dois t?cnicos de cada munic?pio?, informou a coordenadora do Fundescola, professora Maria do Carmo Silva. A capacita??o est? se realizando no audit?rio do Real Palace Hotel, na Rua Areolino de Abreu, centro de Teresina.

O Governo do Estado ? respons?vel pela libera??o de recursos e o apoio t?cnico e o Fundescola participam com o material de instru??o e com os t?cnicos para ministrarem a capacita??o.

?Os t?cnicos estaduais e municipais ir?o atuar, ap?s a capacita??o, como multiplicadores da metodologia do PDE. Depois de capacitados, eles ficar?o respons?veis por ensinar o modelo do programa aos gestores das escolas?, explica Maria do Carmo.

De acordo com o secret?rio da Educa??o, Ant?nio Jos? Medeiros, o PDE tem contribu?do para a melhoria das escolas. ?A capacita??o em expans?o aut?noma ? um avan?o do Estado na implanta??o de um programa para apoiar e fortalecer as escolas?, disse.

O PDE ? um processo gerencial de planejamento estrat?gico que visa ? melhoria da gest?o da escola no seu contexto global, envolvendo aspectos pedag?gicos, administrativos e financeiros. O programa ? elaborado de modo participativo com a comunidade escolar - equipe e pais de alunos - e define o que ? a escola, o que ela pretende fazer, onde pretende chegar, de que maneira e com que recursos.

O secret?rio falou sobre a cria??o do Comit? Compromisso Todos Pela Educa??o. ?Ap?s a elabora??o do plano, cada institui??o define suas metas e a?es para a melhoria da aprendizagem. N?o adianta o Estado e o munic?pio fazerem planos separados e diferentes, para dar certo. Precisamos de entendimento dos administradores e da motiva??o dos professores?, disse Ant?nio Jos?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES