Furacão Ian causa 9 mortes após inundações “catastróficas” na Flórida

Com ventos de até 185km por hora, Ian atingiu o continente em Cayo Costa. Quase dois milhões de casas ficaram sem eletricidade na Flórida

Furacão Ian causa inundações 'catastróficas' na Flórida; veja fotos! | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O poderoso furacão Ian varreu o estado da Flórida, com ventos violentos e chuvas torrenciais, causando inundações "catastróficas" e regiões com falta de energia. No total, 9 pessoas morreram, segundo informado pelo governador Ron DeSantis nesta quinta-feira (29). Ele disse que os condados de Lee e Charlotte, que abrigam mais de 900.000 pessoas, estão "basicamente incomunicáveis". 

Ao sul do caminho do furacão, perto de Florida Keys, as más condições do tempo viraram um barco que transportava migrantes. Na manha desta quinta-feira (29), a Guarda Costeira ainda procuravam pessoas desaparecidas. 

Com ventos de até 185 km por hora, Ian atingiu o continente ao longo de Cayo Costa, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).  O furacão Ian deixou "inundações catastróficas" em seu rastro, disse o NHC, que também rebaixou a força do furacão para a categoria 3, na escala Saffir-Simpson, que vai de um a cinco, embora continue perigoso.

Furacão Ian causa duas mortes após inundações "catastróficas" na Flórida (Foto: Reprodução)TREVAS

Ian deixou quase dois milhões de casas sem eletricidade, ao anoitecer de quarta-feira na Flórida, especialmente em áreas ao redor do caminho do furacão, segundo o site especializado PowerOutage, que registra interrupções de energia nos Estados Unidos. 

Muitos dos municípios próximos ao local por onde Ian chegou estavam quase completamente sem energia, de acordo com a mesma fonte. Ian, que já devastou o oeste de Cuba nos últimos dias, provocando inundações, apagões e mortes, deve se dirigir para o Atlântico ocidental.

A cidade de Punta Gorda também ficou mergulhada na escuridão. Durante a noite, apenas alguns prédios com geradores elétricos ainda estavam iluminados. Os únicos ruídos captados eram o rugido do vento e da chuva persistente.


Horas antes, a cidade teve uma breve pausa quando estava no olho do furacão. Mas as tempestades e chuvas voltaram com mais força, arrancando placas de sinalização e levando grandes pedaços de telhados e galhos de árvores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES