Furacão Ian chega na Flórida, nos EUA, após mortes e inundações em Cuba

Moradores já deixam casas nos EUA, onde há ventos de 220 km/h. Disney fechou parques da Flórida por ao menos dois dias.

Após mortes em Cuba, furacão Ian ganha força e segue para os EUA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O furacão Ian, que passou por Cuba, chegou na Flórida, nos Estados Unidos. Descrito como “extremadamente perigoso” o furacão Ian chegou por volta das 15H05 locais (16h05 em Brasília), com ventos de até 240 km/h e atingiu a ilha de Cayo Costa, segundo o NHC. Sua passagem recente já deixou o estado em situação catastrófica, com ventos de até 220 quilômetros por hora.

Moradores da costa do Golfo, na Flórida, fecham casas e seguem para área mais altas. A tormenta levará muita chuva e ventos fortes.  A Disney fechou, nesta quarta-feira, todos os parques do grupo na Flórida por pelo menos dois dias.

Rua parcialmente destruída em Pinar del Rio, Cuba, após passagem do furacão Ian (Foto: Ramon Espinosa)O governador Ron DeSantis, declarou estado de emergência em dezenas de condados. “Este vai ser um dia desagradável, dois dias”, disse. O Pentágono mobilizou 3.200 guardas nacionais e outros 1.800 soldados estão a caminho. Autoridades de vários municípios distribuíram sacos de areia para ajudar os moradores a proteger suas casas.

Leia Mais

A Baía de Tampa, que não é atingida por um furacão diretamente há cem anos, e a cidade de Saint Petersburg eram os alvos mais prováveis para o primeiro impacto direto, segundo a primeira projeção. Porém, uma atualização agora projeta o Ian mais ao sul do Estado. No dia anterior, a tormenta atingiu Cuba, deixando a ilha inteira sem energia e duas pessoas mortas, além de vilarejos inundados. A tempestade devastou o extremo oeste da ilha com ventos e inundações.

Embora o furacão já tenha passado por Cuba, o país ainda enfrenta fortes chuvas e ventos. Na noite de terça-feira, toda a ilha estava sem luz, segundo autoridades locais. 

Furacão Ian chega na Flórida, nos EUA, após mortes e inundações em Cuba (Foto: Reprodução)Lázaro Guerra, diretor técnico da União Elétrica de Cuba, disse que uma falha no sistema elétrico nacional, em parte associada à tempestade, afetou a infraestrutura, informou a mídia estatal.

“O sistema já operava em condições complexas com a passagem do furacão Ian”, disse Guerra, diretor técnico do Sindicato da Eletricidade de Cuba. "Não há serviço de eletricidade em nenhuma parte do país agora."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES