Gafanhotos assustam moradores de cidade no Grande Recife

De acordo com o pesquisador Marco Aurélio, do Departamento de Biologia da UFRPE, os gafanhotos são da espécie Tropidacris collaris, comum na região, e não têm qualquer relação com a nuvem de insetos que está na Argentina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezenas da gafanhotos apareceram em casas de Paulista, no Grande Recife, e chamaram atenção de moradores. Os bichos, de acordo com os moradores, começaram a aparecer na manhã da quinta-feira (25) em casas da Rua Cista Alegre, no centro da cidade.

A cerimonialista e lutadora de jiu-jitsu Denize Cássia, de 33 anos, mora em uma das casa da rua há cinco anos. Ela contou que nunca viu isso acontecer.

"Por volta de 11h40 a gente começou a perceber pelas paredes das casas, em canteiros e em algumas plantas. Eu moro aqui há cinco anos e nunca vi isso. Minha vizinha mora há 50 anos e também nunca percebeu nada. Ficou todo mundo assustado", disse.

A preocupação dos moradores é que os gafanhotos tenham a ver com a nuvem formada pelos insetos que apareceu na Argentina. O pesquisador Marco Aurélio, do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), especialista em entomologia e combate a pragas, descartou essa possibilidade.

Ele explicou que os gafanhotos que apareceram em Paulista e em outras cidades de Pernambuco como Carpina, na Zona da Mata Norte, são da espécie Tropidacris collaris. O adulto é conhecido como gafanhoto gigante ou tucura. "Ele passa por vários estágios, na forma imatura, até chegar à fase adulta, quando ganha a coloração verde", destacou.

De acordo com o pesquisador, a espécie é comum na região e não tem qualquer relação com a nuvem de gafanhotos da Argentina, que são da espécie Schistocerca cancellata.

"São espécies diferentes. Esse que está aparecendo aqui tem uma fase gregária, a fase jovem, quando ficam juntos, mas na fase adulta ficam isolados. Eles também não migram. Os da Argentina são gregários na fase adulta, ficam juntos e quando atingem plantações voam bastante, fazem migração e se alimentando de várias culturas", detalhou.

Invasão em Carpina

Na sexta-feira (26), gafanhotos "invadiram" um condomínio localizado em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os bichos, de acordo com moradores, tomaram conta do jardim e comeram as plantas (veja vídeo acima).

Vídeos enviados para o WhatsApp da TV Globo mostram os gafanhotos no Condomínio Vale dos Tamarindos. O conjunto fica na BR-408, perto do shopping da cidade.

Dona de uma das residências, a empresária Isabel Cristina Fragoso contou que voltou para casa para almoçar e se deparou com os bichos.

“Moro há mais de oito anos aqui. E nunca vi isso. Pesei que eram folhas”, declarou. Isabel disse, ainda, que os animais invadiram o jardim e comeram plantas.

Nuvem de gafanhotos na Argentina

Na sexta-feira (26),após dias sem saber a localização exata da nuvem de gafanhotos, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou que "achou" onde a praga se encontra no país. De acordo com o boletim do órgão, os insetos estão a 90 km a oeste da cidade de Curuzú Cuatiá.

Na quinta-feira (25), segundo o Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (Cosave), uma reunião para analisar a situação foi realizada com participação de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou que o monitoramento feito pelo governo indica que "até o momento, estão mantidas as previsões sobre a rota da nuvem de gafanhotos, que não entrou em território brasileiro".

"De acordo com os dados meteorológicos para a Região Sul do Brasil, previstos para os próximos dias, é pouco provável - até o presente momento - que a nuvem avance em território nacional. Caso isso ocorra, será feito um monitoramento interno para o acompanhamento da evolução do evento."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES