Galeria da zona leste não ficará pronta antes das chuvas na capital

Rua Miguel Arcoverde será interditada para o prosseguimento da obra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A construção da galeria da zona leste avança pela marginal da Avenida João XXIII, completando seu primeiro quilômetro de extensão. Na manhã desta segunda-feira (03), o prefeito Firmino Filho, o superintendente da SDU Leste, João Pádua, e o superintendente executivo, Ângelo Cavalcante, visitaram a obra, que será responsável pelo escoamento das águas das chuvas na região.

Até o momento, as equipes da construtora responsável pela obra já concluíram a colocação das aduelas, que são estruturas pré-moldadas que compõem a galeria, na Rua Alzira Pedrosa, no bairro Noivos. A obra agora está contemplando a colocação das aduelas na marginal da João XXIII, próximo a Rua Miguel Arcoverde.

“A galeria já completa seu primeiro quilômetro. Ela é um dos nossos grandes desafios de drenagem aqui na região e nós esperamos que, não neste, mas no próximo inverno, a população já possa contar com essa importante obra de drenagem das águas das chuvas”, disse o Firmino Filho.

A ação faz parte de um planejamento estratégico em virtude da necessidade de, a partir desta terça-feira (03), isolar o cruzamento da Rua Miguel Arcoverde (entre a Canadá Veículos e a Solnascente), com a Avenida João XXIII. O trecho em questão será devidamente sinalizado para evitar maiores transtornos aos motoristas.

Com investimento superior a R$ 49,4 milhões, a galeria é uma obra complexa e que, ao seu final, terá 7 km de extensão. Os recursos são oriundos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida da Prefeitura de Teresina. “Devido às obras em andamento, estamos tomando algumas medidas para minimizar os transtornos. O resultado da construção da galeria trará inúmeros benefícios, mudando a vida de muitas pessoas que moram na região”, ressalta o superintendente da SDU Leste, João Pádua.

O superintendente executivo e engenheiro Ângelo Cavalcante explicou que algumas medidas estão sendo tomadas para minimizar os efeitos da obra no trânsito. “Os veículos que vêm do Centro para a zona leste têm duas opções de rotas na Avenida João XXIII. No trecho marginal, à direita da avenida, só é possível seguir até a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) e, logo após, é possível fazer o desvio à esquerda, pegando a avenida central. Amanhã interditaremos a Rua Miguel Arcoverde e, em breve, apresentaremos rotas alternativas aos moradores”, disse.

Moradora da Rua Torquato Neto, no São Cristóvão, Ieda Fernandes Paz acredita nos benefícios que a obra trará para a região. “Toda mudança atinge as pessoas. Moro aqui há 13 anos e sei como é lidar com os alagamentos anuais aqui na rua e nas proximidades. Acredito que, apesar dos transtornos que iremos enfrentar com a construção da galeria, os benefícios serão maiores. Precisamos aceitar essa mudança que melhorará os problemas de alagamentos”, comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES