Garoto de 14 anos é o 1° óbito por Chikungunya confirmado no Piauí em 2022

Os últimos óbitos pela doença confirmados pela Sesapi foram confirmados em 2018, quando seis casos foram contabilizados.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde -CIEVS, confirmou a primeira morte por Chikungunya no Piauí em 2022. Os últimos óbitos pela doença foram confirmados em 2018, quando seis casos foram contabilizados. 

A morte foi registrada no dia 3 de junho no Hospital Regional Justino Luz, em Picos – um adolescente de 14 anos identificado como James Kauê Sousa e Silva, do município de Jaicós. “Infelizmente perdemos uma vida para esta doença, que já registrou um crescimento de 5.417,7% no número de casos este ano. O material colhido pelo hospital foi enviado ao Lacen-PI para a investigação, que liberou o resultado positivo hoje para o nosso centro de vigilância”, disse a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa

Garoto de 14 anos é o 1° óbito por Chikungunya confirmado no Piauí em 2022  (Foto: Reprodução)

De acordo com o Boletim da 21ª Semana Epidemiológica, o estado do Piauí apresentou um aumento de 5.417,7% nos casos de Chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado. As seis mortes registradas em 2018 foram nas cidades de Matias Olímpio, São João do Piauí, São Julião e Teresina. 

Outra doença, que também é ocasionada pelo Aedes Aegypti, quem vem preocupando o estado é a dengue, que contou com um crescimento de 765,8%,e 10 mortes foram registradas em 2022. “Precisamos intensificar a limpeza das nossas casas e quintais, e também cobrar tal atitude de nossos vizinhos, pois a dengue e a  Chikungunya, infelizmente estão tirando vidas. E esses cuidados são essenciais para eliminarmos os criadouros do mosquito”, reforça à coordenadora.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES