Gasolina subiu quase o dobro da inflação em 2018

Preço do combustível avançou 7,24% no ano passado, apesar das pressões para a redução dos combustíveis, que culminou na greve dos caminhoneiros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preço da gasolina subiu 7,24% no acumulado de 2018, quase o dobro da inflação oficial medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 3,75%.

O combustível foi um dos componentes que mais pesaram na alta dos preços no ano passado. Em 12 meses, a gasolina teve um impacto de 0,31 ponto percentual no IPCA.

A alta da gasolina veio em meio a fortes pressões para a redução nos preços dos combustíveis no país, que culminou na greve dos caminhoneiros, em maio, e numa política de subvenção ao diesel.

As críticas à política de reajustes da Petrobras levaram à renúncia de seu então presidente, Pedro Parente, em junho. A estatal passou a adotar reajustes quase diários da gasolina nas refinarias, que são responsável por repassar ou não os preços ao consumidor final.

A Petrobras reajusta os preços dos combustíveis com base nas cotações do petróleo e do câmbio no mercado internacional.

Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo 

Recuo nas refinarias

Apesar do aumento da gasolina em 2018, o preço cobrado pela petroleira nas refinarias recuou.

O repasse dos reajustes para o consumidor final depende dos postos. Em novembro, a ANP chegou a pedir que as principais distribuidoras de combustíveis esclarecessem por que a redução do preço da gasolina nas refinarias não vinha sendo repassada para o consumidor final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES