Gaspisa quer gasoduto para incremento da economia

Gaspisa quer gasoduto para incremento da economia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inclus?o da constru??o de um gasoduto no Plano de Acelera??o do Crescimento (PAC) pelo presidente da Rep?blica, Luiz In?cio Lula da Silva, seria de fundamental import?ncia para a economia do Estado, ressalta o diretor t?cnico da Companhia de G?s do Piau? S.A (Gaspisa), Jos? Ricardo Bezerra.

Ele avalia que o pre?o seria bem mais acess?vel, considerando que hoje os custos para trazer o g?s natural comprimido em carretas realmente tem um custo mais elevado. O gasoduto, segundo o diretor, vai baratear esse recurso.

Ricardo Bezerra destaca que o gasoduto vai favorecer a universaliza??o do g?s natural, que, al?m de ve?culos automotores convertidos, atender? outros segmentos, como a ind?stria, o com?rcio e as resid?ncias. ?H? inten??o da Gaspisa em estender ainda mais o fornecimento desse g?s.?

De acordo com o diretor t?cnico da Gaspisa, dos derivados de petr?leo, o g?s natural ? o menos poluente porque a queima ? quase completa e custa em torno de 45% menos do que a gasolina. Outra vantagem ? que facilita a vida ?til do motor pela n?o coloca??o de res?duos, como ocorre com combust?veis l?quidos.

Gasoduto - A previs?o de recursos para o tr?mite principal do gasoduto ? em torno de R$ 1 bilh?o, fora os ramais que est?o previstos. ?Esses recursos est?o praticamente assegurados; claro que essa conta depende ainda de manuais e normas internas que o Minist?rio (das Minas e Energia) vai lan?ar para as empresas que se candidatarem ao uso desses recursos?, diz Ricardo Bezerra, acrescentando que os recursos existentes seriam suficientes para dar in?cio ao projeto. S?o oriundos da conta CDE (Conta de Desenvolvimento Energ?tico).

O gasoduto ter? uma extens?o de cerca de 980 quil?metros, incluindo Teresina e S?o Lu?s (MA). ?O gasoduto sai do Porto do Pec?m, no Cear?, vem margeando os munic?pios ao lado das BRs 222 e 343, chega a Teresina e alcan?a S?o Lu?s; tamb?m nesse roteiro praticamente na linha reta entre essas cidades?, explicou o diretor da Gaspisa. De acordo com ele, est?o previstas deriva?es a partir de Teresina para Piripiri, Parna?ba, Floriano e outras cidades do Sul do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES