Gêmeas unidas pelo crânio são separadas depois de 50 horas de cirurgia

As irmãs paquistanesas de dois anos passaram por um longo procedimento cirúrgico em hospital da Inglaterra.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com anuncio dessa terça (16), as irmãs paquistanesas Safa e Marwa Ullah nasceram unidas pelo crânio e, após quatro meses internadas e mais de 50 horas de cirurgia, foram separadas com sucesso, informa o hospital londrino responsável pela intervenção. As informações são do G1.

As gêmeas receberam alta em 11 de fevereiro deste ano, mas foi só agora que o hospital público Great Ormon Street divulgou em nota as informações sobre o caso.

Gêmeos conjugados, mais comumente chamados de gêmeos siameses, são extremamente raros, afirmou o neurocirurgião Owase Jeelani. "A incidência é de um em um milhão, ou um em dois milhões de recém-nascidos", disse o médico.

Divulgação/Great Ormon Street Hospital

Jeelani considera os procedimentos como muito complexos, mas se diz otimista e acredito na recuperação: "antes dos três anos elas estarão andando". As pequenas Safa e Marwa nasceram em Charsadda, no Paquistão, em janeiro de 2017 e foram levadas ao hospital inglês quando completaram 19 meses.

Em outubro de 2018 as crianças foram internadas e tiveram início os procedimentos que, entre outros, contou com réplicas feitas por impressoras 3D da malformação para que os especialistas pudessem praticar as cirurgias.

Após o cinco meses de recuperação com fisioterapia intensiva, as gêmeas deixaram o hospital no início de julho estão reunidas com a família.

Divulgação/Great Ormon Street Hospital



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES