General brasileiro vai integrar comando do exército dos EUA

Indicação de general brasileiro mostra que EUA tem interesse no Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o almirante Craig Faller, que comanda divisão voltada à segurança americana na América Central, Caribe e América do Sul, o Comando Sul (SouthCom), o Brasil terá um general integrando o grupo. Falando para a Comissão de Forças Armadas do Senado dos Estados Unidos no dia 7 de fevereiro, Faller destacou Brasil, Colômbia e Chile como países que vem estreitando laços com os Estados Unidos.

Imagem: reprodução Valor Econômico

Ele definiu o Brasil como o primeiro signatário da América Latina do acordo para uso pacífico do espaço (“Space Situational Awareness Agreement”), a Colômbia como primeiro parceiro latino-americano na Otan e o Chile como parte do maior exército de guerra marítima do mundo (“Rim of the Pacific”), e completou dizendo que o País terá um general atuando como “vice-comandante de interoperabilidade do Comando Sul”. Faller definiu os países como fundamentais para a política de segurança americana. A fala visou justificar os custos do exército na região.

O Brasil participa de intercâmbios com vários países e com forças multilaterais, mas não integra o comando de nenhum outro exército nacional. A concepção da colaboração cada vez mais intensa entre Brasil e Estados Unidos é, no entendimento do Ministério da Defesa, restrita ao “intercâmbio operacional e técnico.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES