Gerência de Zoonoses volta a recolher animais das ruas de Teresina

A FMS pretende implantar também programas de controle.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Gerência de Zoonoses (GEZOON), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), voltou a realizar o serviço de recolhimento de animais errantes, ou seja, que ficam nas ruas da cidade causando algum tipo de transtorno à população.

“Estávamos realizando o recolhimento apenas dos animais com sintomatologia nervosa, com indícios de que possuíam algum tipo de doença transmissível ao ser humano. Afinal estávamos reformando e ampliando os locais onde colocaríamos esses animais. Agora a reforma foi concluída e voltamos ao nosso trabalho rotineiro de recolhimento, recebimento e eutanásia de animais”, explica a gerente da Gezoon, Oriana Bezerra.

Atualmente a Gerência de Zoonoses de Teresina coordena programas de controle da Dengue, Febre Amarela e Chikungunya; Leishmaniose Visceral; Animais Sinantrópicos; Roedores; Animais Peçonhentos; Raiva Canina; Raiva dos Herbívoros; Quirópteros e Animais Errantes. Além disso, oferece serviço de orientação clínica à comunidade, bem como realiza exames para o diagnóstico de Raiva, Leishmaniose e Entomologia. A FMS pretende implantar também programas de controle de natalidade de pequenos animais, Malária, Chagas e Esquitossomose.

“Temos um compromisso com a saúde pública em Teresina. Dessa forma, realizamos uma série de ações na Gerência de Zoonoses que não se resume apenas em recolhimento de cães e gatos com potencial de transmitir doenças à população. Temos ainda muitos desafios na Gerência, mas também temos muitos serviços prestados à comunidade. Prova disso é que desde 1989 não temos nenhum caso de raiva humana na capital", destaca Oriana Bezerra.

A FMS, por meio da Gerência de Zoonoses, desenvolve também  ações educativas em toda cidade para o controle e prevenção de doenças como a Dengue. "Mas ainda temos grandes metas, como a implantação de um programa de controle de natalidade de animais de pequeno porte e criar meios de responsabilizar o cidadão que abandona animais”, afirma Oriana Bezerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES