Getúlio Abelha: forró com uma pegada de luta

Artista aponta novos rumos para uma carreira repleta de irreverência

Getúlio Abelha abre as portas de um forró eletrônico irreverente questionador | Felipe Acácio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Getúlio, para muitos teresinenses, é um rapaz carismático e divertido que costumava atacar de DJ por aqui. De 2017 para cá, o artista de 26 anos mostra um lado mais irreverente e repleto de talentos. Nasceu, então, Getúlio Abelha. O mais novo ícone, se não o pioneiro, do forró LGBT.

Crédito: Igor Cavalcante.

Dono dos sucessos “Laricado”, “Tamanco de Fogo” e outros, Getúlio é um sucesso na internet. O sobrenome ele pegou emprestado de uma antiga vocalista da banda Calcinha Preta. As referências de forró universitário e eletrônico, comuns para quem viveu a adolescência em Teresina na década de 2000, são marcas fortes na produção dele.

Com alegria, humor e letras divertidas, Getúlio também tem um lado de protesto, onde questiona desigualdades, homofobia e injustiças sociais. Como bom artista, Getúlio busca abrir mentes para um óbvio cada vez mais invisível.

Crédito: Igor Cavalcante.

No entanto, fundar um movimento ou um nicho é o de menos para Getúlio, que encontra criatividade na realidade nua e crua do Nordeste brasileiro. Ou melhor: o da “bicha” nordestina. Que não deixa de ser brasileira, embora muitos ainda insistam em tratar como seres de outro planeta.

Mas como Getúlio mesmo aponta, talvez o mundo esteja mesmo “ruim”. Não só para artistas, que também chegam como extraterrestres, como para a população em geral, carregada de mazelas sociais que não cabem apenas a regionalismos. É um problema nacional, que perpassa pela cultura. E é na cultura brasileira que Getúlio cava o próprio destino.

Jornal Meio Norte: Você acha ou tem certeza que nasceu para ser artista?

Getúlio Abelha: Minha parte mais romântica acredita que nasci pra ser artista, mas o lado racional acredita que qualquer um pode ser ou não artista, o que desmancha toda essa ideia de nascer para ser algo. Também vivo em conflitos da razão de eu ter nascido. Se eu nasci eu não sei o porquê. Mas o bom é que tem acontecido e ser artista deixa minha vida mais aliviada.

Crédito: David Felício.JMN: Quando decidiu que iria escrever as próprias músicas e fazer shows?

GA: Desde muito novo eu já sonhava com isso. Mas com a adolescência larguei essa ideia de ser cantor, apesar de compor algumas paródias ainda. Após alguns anos de teatro e cinema senti que fazia parte de um circuito muito fechado e desejava expor para mais pessoas o que eu fazia, além de poder direcionar o meu próprio trabalho. Passei um ano incerto, tentando a vida em algumas cidades e quando voltei pra Fortaleza estava decidido a começar uma trajetória na música. Em 2017.

JMN: Por que forró eletrônico?

GA: Passei um tempo pesquisando que coisas eu poderia fazer. Acreditava que faria algo eletrônico, oitentista ou rock, mas decidi ser honesto com minhas maiores referências de infância que eram o forró eletrônico, além de achar que o espaço me permitiria brincar com muita coisa e me comunicar com mais gente. E como minhas músicas tem um teor político forte, tocar um gênero regional e propor temáticas que vão contra o discurso comum desse gênero é mais interessante ainda.

JMN: Suas músicas e vídeos possuem fortes marcas de uma realidade social que muitas pessoas desconhecem. O que é ser um artista nordestino e LGBT para você?

GA: Ser artista, nordestino e LGBT é uma maravilha. Ser lgbt é difícil, mas é uma benção. Ser nordestino é difícil, mas é uma benção. Ser artista nordestino é complicado economicamente  por causa da centralização em torno do sudeste, mas nossas mentes e forças são incomparáveis. De qualquer maneira sinto que a falha econômica em torno da cultura é um problema nacional, seria injusto eu focar esse problema no Nordeste. Por isso escolho dizer que ser daqui é maravilhoso. Até o momento parecemos ser a região que mais valoriza a cultura, pensando nas escolhas políticas nordestinas nas últimas eleições.

JMN: Comparações com Pabllo Vittar são inevitáveis apesar dos rumos diferentes das carreiras. No Twitter você já elogiou a drag. Toparia uma parceria com ela?

GA: Na hora.

Crédito: David Felício.JMN: Você foi para Fortaleza com a “cara e a coragem” para ser artista, agora colhe os frutos. Você passou por muitos “apertos”? Como foi esse processo de Madonna nordestina?

GA: Passei por muitos apertos, mas se comparado a uma parcela da sociedade, sou privilegiado. Então foi preciso ter consciência das minhas fragilidades e poderes, negociar com isso, ter muita força no que desejo e não dormir no ponto porque nada acontece sozinho. É necessário mexer a engrenagem. Não tive problema de me submeter a várias coisas em troca de realizar meus desejos.

JMN: Pensa em voltar a morar em Teresina?

GA: Não. Pode acontecer, mas não penso.

JMN: Ou em se mudar para São Paulo, onde existem mais oportunidades para seu nicho?

GA: Se for necessário passar um tempo eu passo, mas amo viver em Fortaleza. A internet e o avião estão aí facilitando tudo.

Crédito: Felipe Acácio.JMN: Você já teve oportunidade de falar com Paulinha Abelha [ex-vocalista do Calcinha Preta] sobre a homenagem no nome?

GA: Nunca. Tomara que role!

JMN: O que vem por aí? Novos singles, quem sabe um álbum? Você acha que o formato de álbum está mesmo defasado?

GA: Vou gravar um álbum. Não acho que está defasado. Sou um artista  novo e quero colocar um álbum em jogo, ideias,  conceito, encarte, sequência. Se o grande mercado não pede isso o problema é dele. Quero meu público cantando minhas músicas todas e não vou esperar meses pra lançar tudo. Logo começo uma campanha na internet para arrecadar dinheiro e lançar esse álbum.

JMN:Por que vale a pena ser artista?

GA: Porque desvia da rota, te abre um mundo à parte, te torna ET num planeta ruim, modifica quem está perto, move o setor social afetivo, cria mundos, é infinito.

Crédito: Felipe Acácio.JMN: Você teve visibilidade nacional pela primeira vez ao beijar a perna de nada mais nada menos que Britney Spears em um show. O que mudou do Getúlio fã da Britney para o furacão do forró lgbt?

GA: Aquela visibilidade não era minha, era de um fã da Britney, não importando quem fosse. A atual visibilidade é minha e do que faço, carrega meu nome.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES