Gina Castelo Branco encanta com as cores e emociona com arte

O trabalho de Gina é de revelar e impulsionar os artistas do estado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A artista plástica Gina Castelo Branco tem a arte correndo nas veias e no coração, por isso, montou uma galeria onde reúne suas próprias obras e de outros pintores, escultores e fotógrafos piauienses. O trabalho de Gina é de revelar e impulsionar os artistas do estado. Formada em Letras Inglês e Direito, Gina mantém uma rotina intensa de atividades na galeria e de produção artística.

Uma missão de Gina como artista é a educação, por isso, oferece aulas e recebe visitas de escolas e universidades, além de manter projetos que estimulam crianças e adolescentes a pintar. A artista também viaja o mundo participando de exposições e feiras onde põe suas telas à mostra do público, como no Museu Do Louvre, em Paris, na França.

Gina já participou de mostras em Portugal, Romênia, México e é curadora do College Art, no Piauí, onde seleciona artistas piauienses para participar do Circuito de Arte Brasileira, na Bulgária, Noruega e República Dominicana. Uma das telas mais famosas da artista são as pinturas Deserto I e II, que tiveram inspiração na Serra da Capivara, no sertão piauiense. Em entrevista, a artista revela que sua função é acolher o artista, assim como criar, ensinar, incentivar a apurar o olhar e a ver o mundo de uma forma diferente.

Jornal Meio Norte: Conte um pouco sobre a sua trajetória de vida?

Gina Castelo Branco: A minha trajetória começou aos 8 anos de idade, quando tive minhas primeiras aula de pintura. Depois disso, participei de diversos cursos de arte. Entretanto, comecei a pintar profissionalmente só há quatro anos, e durante esse tempo, já participei de dez exposições internacionais. Decidi inaugurar minha galeria em dezembro de 2016 com o intuito de dar mais visibilidade aos artistas piauienses, nacionais e internacionais.

JMN: Por que decidiu seguir nesse segmento?

GCB: O que realmente me deixa feliz é ser artista. Desde pequena, sempre acreditei no meu potencial. Além disso, fazer parte da vida de quem produz arte é gratificante. Só em visitar a galeria, o cliente já sai feliz e de bom humor e é inspirador ver essa reação!

JMN: Qual seu objetivo como artista?

GCB: O meu objetivo como artista é encantar com as cores e emocionar com arte. E como empresária, vendo felicidade e cultura para a casa das pessoas. A minha função é acolher o artista que tem medo de ser julgado e não ser aceito pelo público. Meu trabalho é criar, ensinar, incentivar a apurar o olhar e a ver o mundo de uma forma diferente. O meu ideal é ter uma galeria linda que é referência em lazer, cultura e educação e que possa acolher, orientar o artista e apresentar sua obra ao público e assim inseri-lo no mercado.

JMN: Como você vê o mercado da arte no Piauí?

GCB: O mercado da arte no Piauí ainda é novo. O nosso espaço é uma novidade na região e é vibrante ver o brilho dos visitantes que se encantam com a proposta do espaço. Abri a galeria em plena crise, no final de 2016, foi um desafio e assim venho encarando o mercado a cada dia: persistindo e acreditando sempre  

JMN: Quais as suas paixões e hobby?

GCB: O meu trabalho é administrar a galeria e o hobby é pintar no meu ateliê. São duas coisas distintas, mas que estão relacionadas. Pintar é pura terapia pra mim. No tempo livre, também adoro estar com a minha família, que é a minha base e inspiração. (Por Waldelúcio Barbosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES