GMNC começa revelar projetos do 18º Prêmio Piauí de Inclusão Social

A partir do dia 2 de junho será veiculada a primeira reportagem que vai integrar uma verdadeira vitrine de boas iniciativas que acontecem no Estado.

Prêmio Piauí de Inclusão Social dará início a mais uma edição | Raissa Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prêmio Piauí de Inclusão Social chega à sua 18ª edição em 2022, trazendo luz a iniciativas que estão fazendo a diferença e que merecem destaque pelo papel relevante e permanente que realizam  na promoção da inclusão social e que muda a vida dos piauienses para melhor. 

A partir do dia 2 de junho será veiculada a primeira reportagem que vai integrar uma verdadeira vitrine de boas iniciativas que acontecem no Estado. 

Prêmio Inclusão dá início a mais um ano de ações positivas - Raíssa Moraes

Responsabilidade social

As reportagens vão ao ar toda quinta-feira nas páginas do Jornal Meio Norte, Portal meionorte.com, no Jornal Agora, na Rede Meio Norte de Televisão e ao longo de toda a programação da TV e Rádio Jornal MN, fazendo ecoar assim as iniciativas de compromisso e responsabilidade social.

 O ‘Campeonato do Bem’, como ficou conhecida a premiação, é responsável por divulgar casos de atuação construtora, servidora e transformadora em vários aspectos do cotidiano do Piauí, revelando mais uma vez a imensa capacidade de solidariedade e união do povo piauiense.

Diretor de Jornalismo do GMNC destaca maioridade do prêmio - Raíssa Moraes

Visibilidade

São campanhas, projetos e trabalhos realizados por empresas, ações individuais, associações, iniciativas governamentais e não governamentais que ganham força com a grande visibilidade concedida através do prêmio. É uma competição em que todos são ganhadores por praticarem boas ações.

 Em quase duas décadas de fundação, o projeto surgiu da necessidade de mostrar ao piauiense que desenvolve práticas consistentes de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda, de elevação humana e inclusão social. 

“O Prêmio Piauí de Inclusão ingressa na sua fase adulta, ao completar 18 anos, com a percepção de que há hoje um sentimento acentuado de medo e insegurança entre as pessoas, que passou a se tornar uma realidade mundial desde março do ano 2020, com o início da pandemia do Covid-19. Os indicadores levantados por institutos e organizações voltados à atenção aos cidadãos em todo o universo, atestam que, ao todo, 42% dos indivíduos ao redor do globo sentiram os efeitos da crise sobre a saúde mental”, destacou José Osmando de Araújo, diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) e idealizador do Prêmio.

São ações exitosas que conquistaram o prêmio - Raíssa Morais

Projetos divulgados

Ao longo dos próximos meses serão divulgados projetos que em seus trabalhos ressaltam diariamente a inclusão social, geração de renda e promoção do bem nas categorias Ação Individual, Associação, Empresas, Organização Governamental e Organização Não Governamental (ONG).  

 Simultaneamente à premiação indicada pelo Júri, a direção do Prêmio decidiu, há 10 anos, incluir uma categoria especial, denominada Menção Honrosa, com a qual o GMNC e o Governo do Piauí contemplam organizações, empresas, pessoas ou instituições que tenham prática permanente de contribuição no desenvolvimento, na elevação econômica e na aplicação da justiça social.

Seguindo a tradição anual, o julgamento das experiências ficará a cargo de uma Comissão Julgadora,  coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), sendo formada por membros e integrantes da Embrapa Meio Norte, Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Prêmio avança para uma nova etapa - Raissa Morais

 Jovens serão foco na nova etapa

Ao longo dos 18 anos de execução, o Prêmio Piauí de Inclusão Social  foi responsável por divulgar uma sociedade que supera obstáculos e avança no caminho de uma construção justa e feliz.   Tendo plena parceria com o Governo do Estado do Piauí  desde seu primeiro momento, o Prêmio avança, agora, na sua 18ª etapa, para colocar todas suas atenções para os jovens. 

De acordo com José Osmando de Araújo, o Prêmio é reconhecidamente o mais notável e vitorioso modelo de promoção de iniciativas da sociedade voltadas para o exercício cidadão de inclusão de pessoas e em 2022 terá como foco central os jovens de 18 a 24 anos, que foram os que mais se destacaram no quesito iniciativa na pandemia, chegando a 49% os que dizem ter sentido de forma bem negativa o impacto causado pelo período. 

Rankig

No ranking, aqueles com idade entre 25 e 34 anos aparecem com 45%; os que têm acima de 65 são os que menos relatam terem sido afetados (29%). Vê-se, assim, que são os jovens - historicamente às voltas com inúmeros problemas existenciais, de emprego, amizades, estudo, trabalho e família-, os mais afetados por essa prolongada pandemia, com efeitos danosos a sua saúde mental.

“É dessa constatação, que se precisa ter uma atenção especial para os jovens do Piauí, atingidos duramente, nas mesmas dimensões de jovens de outras partes do mundo. Desse modo, toda a estratégia de execução do Prêmio, a partir de sua execução, no início de Junho, será voltada para motivar as pessoas, organizações, instituições, no sentido de que priorizem nos seus projetos de empreendedorismo, cooperação e solidariedade, os milhares de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e sanitária”, avaliou. 

Governadora destaca importância do Prêmio Inclusão Social - Raissa Moraes

Regina Sousa enfatiza que o Prêmio é uma 'feliz ideia’

O Prêmio Piauí de Inclusão Social é uma iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação e tem o apoio integral do Governo do Estado desde o seu primeiro momento.  Em recente entrevista ao Jornal Meio Norte, a governadora enalteceu o Prêmio Piauí de Inclusão Social, reafirmando o viés criativo e empreendedor do projeto, alavancando iniciativas que promovem o bem para a nossa sociedade. 

"É um projeto muito importante do Grupo Meio Norte, em parceria com o Governo do Estado, que mostra a cada ano a capacidade criativa do nosso povo, a  capacidade empreendedora, e principalmente como a sociedade civil é capaz de fazer coisas boas pelos outros", sinalizou. 

Regina Sousa pontuou que o Prêmio é uma 'feliz ideia', pontuando o quão é capaz de revelar e evidenciar entidades que levam auxílio à população nos distintos âmbitos. "Revela a capacidade empreendedora e criativa de fazer pelos outros. Fazendo muitas vezes o papel de Estado e que muitas vezes essas entidades fazem até melhor, levando auxílio para a população em diversas áreas”, reiterou.

 Abrace Nós foi o grande vencedor da 17ª edição

Além de levar o troféu de melhor iniciativa na categoria governamental, o  Programa Abrace Nós: Inclua e Capacite, foi o grande vencedor da 17ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. O projeto também conquistou o troféu na categoria governamental e por ter acumulado o maior número de pontos da comissão julgadora, foi o grande vencedor da premiação em 2021. 

O programa que tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi reconhecido como um  espaço de referência na adesão das pessoas com deficiência aos postos de trabalho.

Abrace Nós foi o grande vencedor da última edição

Parcerias

O Abrace Nós, através da articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, realiza ainda palestras e encontros territoriais e no intuito de sensibilizar e promover diálogos sobre inclusão e acessibilidade. Dentre as atividades do programa, destacam-se: a mediação para acesso a cursos e capacitações, o mapeamento e encaminhamento para oportunidades de emprego através de parcerias com empresas e instituições, bem como, acesso a rede socioassistencial, com acompanhamento de intérpretes.

O Programa Abrace Nós é uma iniciativa da Semcaspi, por meio das gerências de Proteção Social Básica e de Políticas Integradas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES