GMNC promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com seus colaboradores

A ação durante toda manhã desta quarta-feira (15) abordou a importância da saúde mental com os profissionais

GMNC promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com seus colaboradores | efrem ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como parte da Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio, o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) promoveu para seus colaboradores, na manhã desta quarta-feira (15), uma ação de promoção da Saúde Mental. O encontro problematizou esta temática que é cada vez mais recorrente em nossos dias.

Um espaço amplo e decorado foi montado na área externa do refeitório na sede do GMNC para o encontro que contou com a parceria da escola Grau Técnico com equipe de profissionais e estudantes da área de enfermagem. O objetivo foi fomentar diálogos e experiências exitosas sobre o cuidado em saúde mental de forma leve.

GMNC promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com seus colaboradores- Foto: Efrém Ribeiro

Quem participava recebia mensagens de carinho, lembranças e participava de dinâmicas. Uma das primeiras que compareceu ao local foi Raylane Laêda, colaboradora da área comercial. 

"Adorei o evento, até porque me identifiquei com alguns dos temas. Já tive um pouco de crise de ansiedade, faço tratamento e achei muito esclarecedor e a iniciativa da empresa foi muito boa e interessante. Muitas vezes, até no ambiente de trabalho, estamos do lado da pessoa e não sabemos o que ela está passando", comentou.

A diretora administrativa do GMNC, Valdenize Melo, afirma que o tema da saúde mental foi tratado com responsabilidade. 

"O GMNC está preocupado com a saúde dos seus colaboradores desde o início da pandemia. Quando veio essa proposta da escola de trazer esse momento aproveitando o Setembro Amarelo, a empresa mais uma vez fez essa interação de trazer o colaborador para esse olhar, mais interno, o olhar do cuidado com cada um", destacou.

A Diretora administrativa do GMNC, Valdenize Melo, acompanhou ação- Foto: Efrém Ribeiro

A ação foi supervisionada pela professora e enfermeira obstétrica, Isabele de Almeida, e contou com uma equipe de nove alunos. Ela destaca que este encontro surge em um momento importante para discutir a narrativa de saúde mental nos dias atuais. 

"Viemos expor algumas vertentes sobre os gatilhos emocionais como a depressão, a ansiedade, a síndrome do pânico, além de estarmos trazendo orientações de como ajudar os profissionais e colegas de trabalho que possam estar passando por um momento difícil", afirmou.

Falar sobre suicídio e depressão contribui para que as pessoas possam perceber determinados momentos difíceis. A docente explicou que a vida corrida e o excesso de responsabilidades trazem consequências à saúde mental das pessoas. 

"Às vezes estamos com o colega próximo que tem um desses pequenos 'gatilhos', viemos dar essa orientação para que a gente perceba essa situação e que possamos ajudar as pessoas", observa Isabele.

Quadros depressivos e pensamentos suicidas podem ser prevenidos, desde que haja ajuda e atenção. "Conseguimos fazer com que as pessoas que têm esses sinais de algumas dessas patologias acabem buscando ajuda. Em casos mais graves, elas podem ser encaminhadas para a orientação com psicólogos", salientou a estudante do 2º período do curso técnico de enfermagem, Elizabete Amara.

Profissionaois de Enfermagem da Escola Grau Técnico levaram experiência exitosas sobre o cuidado à saúde mental-Foto; Efrém Ribeiro

Atenção o ano todo

Valdenize Melo ressalta que o GMNC sempre promove ações de conscientização aos seus colaboradores durante o ano todo. "Até o fim do ano vamos ter vários outros temas que serão abordados dentro dessa linha. Tivemos agora o Setembro Amarelo, no próximo mês o Outubro Rosa com a prevenção do câncer e o depois o Novembro Azul. São eventos priorizados para todos os colaboradores e parceiros", frisou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES