mais

GMNC promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com seus colaboradores

A ação durante toda manhã desta quarta-feira (15) abordou a importância da saúde mental com os profissionais

Como parte da Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio, o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) promoveu para seus colaboradores, na manhã desta quarta-feira (15), uma ação de promoção da Saúde Mental. O encontro problematizou esta temática que é cada vez mais recorrente em nossos dias.

Um espaço amplo e decorado foi montado na área externa do refeitório na sede do GMNC para o encontro que contou com a parceria da escola Grau Técnico com equipe de profissionais e estudantes da área de enfermagem. O objetivo foi fomentar diálogos e experiências exitosas sobre o cuidado em saúde mental de forma leve.

GMNC promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com seus colaboradores- Foto: Efrém RibeiroGMNC promove ação em alusão ao Setembro Amarelo com seus colaboradores- Foto: Efrém Ribeiro

Quem participava recebia mensagens de carinho, lembranças e participava de dinâmicas. Uma das primeiras que compareceu ao local foi Raylane Laêda, colaboradora da área comercial. 

"Adorei o evento, até porque me identifiquei com alguns dos temas. Já tive um pouco de crise de ansiedade, faço tratamento e achei muito esclarecedor e a iniciativa da empresa foi muito boa e interessante. Muitas vezes, até no ambiente de trabalho, estamos do lado da pessoa e não sabemos o que ela está passando", comentou.

A diretora administrativa do GMNC, Valdenize Melo, afirma que o tema da saúde mental foi tratado com responsabilidade. 

"O GMNC está preocupado com a saúde dos seus colaboradores desde o início da pandemia. Quando veio essa proposta da escola de trazer esse momento aproveitando o Setembro Amarelo, a empresa mais uma vez fez essa interação de trazer o colaborador para esse olhar, mais interno, o olhar do cuidado com cada um", destacou.

A Diretora administrativa do GMNC, Valdenize Melo, acompanhou ação- Foto: Efrém RibeiroA Diretora administrativa do GMNC, Valdenize Melo, acompanhou ação- Foto: Efrém Ribeiro

A ação foi supervisionada pela professora e enfermeira obstétrica, Isabele de Almeida, e contou com uma equipe de nove alunos. Ela destaca que este encontro surge em um momento importante para discutir a narrativa de saúde mental nos dias atuais. 

"Viemos expor algumas vertentes sobre os gatilhos emocionais como a depressão, a ansiedade, a síndrome do pânico, além de estarmos trazendo orientações de como ajudar os profissionais e colegas de trabalho que possam estar passando por um momento difícil", afirmou.

Falar sobre suicídio e depressão contribui para que as pessoas possam perceber determinados momentos difíceis. A docente explicou que a vida corrida e o excesso de responsabilidades trazem consequências à saúde mental das pessoas. 

"Às vezes estamos com o colega próximo que tem um desses pequenos 'gatilhos', viemos dar essa orientação para que a gente perceba essa situação e que possamos ajudar as pessoas", observa Isabele.

Quadros depressivos e pensamentos suicidas podem ser prevenidos, desde que haja ajuda e atenção. "Conseguimos fazer com que as pessoas que têm esses sinais de algumas dessas patologias acabem buscando ajuda. Em casos mais graves, elas podem ser encaminhadas para a orientação com psicólogos", salientou a estudante do 2º período do curso técnico de enfermagem, Elizabete Amara.

Profissionaois de Enfermagem da Escola Grau Técnico levaram experiência exitosas sobre o cuidado à saúde mental-Foto; Efrém RibeiroProfissionaois de Enfermagem da Escola Grau Técnico levaram experiência exitosas sobre o cuidado à saúde mental-Foto; Efrém Ribeiro

Atenção o ano todo

Valdenize Melo ressalta que o GMNC sempre promove ações de conscientização aos seus colaboradores durante o ano todo. "Até o fim do ano vamos ter vários outros temas que serão abordados dentro dessa linha. Tivemos agora o Setembro Amarelo, no próximo mês o Outubro Rosa com a prevenção do câncer e o depois o Novembro Azul. São eventos priorizados para todos os colaboradores e parceiros", frisou. 


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail