Golpe do pix agendado é risco para motoristas de app e comerciantes

Cliente deixa o pix agendado e depois cancela a transação, deixando o prestador de serviço sem ter como reclamar

Golpe do pix | Waldelúcio Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um motorista de aplicativode Teresina que não quis se identificar conta que fez uma corrida com um cliente que havia marcado a opção para pagar em dinheiro. O problema é que, dizendo que não teria troco, o rapaz disse que mandaria o valor pelo pix. O problema é que o valor nunca caiu, pois no comprovante dá para ler, nas pequenas letras do arquivo de PDF, que a transação estava agendada

O risco do pix agendado é que a transação pode ser cancelada antes da data prevista no pagamento pelo cliente. Em muitos casos, não só motoristas de aplicativo como comerciantes e prestadores de serviço podem cair no golpe. "É um prejuízo de R$23 que pode não parecer muito para quem faz esse tipo de coisa, mas que faz a diferença para alguém que trabalha com combustível, que está bem caro", avalia.

Golpe do pix agendado faz muitas vítimas. Crédito: Waldelúcio Barbosa.

A recomendação para pessoas que recebem pagamentos via pix é prestar atenção no comprovante. Quando a transação é agendada, as informações ficam explícitas no cupom de comprovação. Além disso, é importante checar a conta corrente para ver se o valor caiu antes do cliente ir embora.

Transações via pix imediatas geralmente são notificadas pelo banco no momento que acontecem, caso quem receba esteja conectado à internet. Mas o mais importante é ver se tem escrito "agendado" no cumpom apresentado pelo cliente.

"Eu agora não caio mais, mas penso que é uma conduta criminosa que precisa de fiscalização. Ninguém quer fazer b.o. por conta de um valor tão pequeno, mas é uma coisa chata. As pessoas precisam ser mais honestas", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES